SER AMIGO É:


Imaginado por Cristiane A. Fetter

Aqui está a definição do dicionário Michaelis

a.mi.za.de - sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor.
Antônimo: inimizade, ódio, oposição.

Pois é, é um assunto discutível. As minhas amizades tem que ser intensas. É difícil a relação dos seres humanos, mas amigo que é amigo é para toda hora. Boa e principalmente a ruim. Ser amigo só para as festas não é ser amigo, é ser colega, ou sei lá, até menos.

O que gostei no Michaelis é a definição número dois: Reciprocidade de afeto. Para mim, é uma pista de mão dupla. É tambem entender os erros, não digo aceitar, é tentar compreender que as pessoas são diferentes. Mas também é aceitar que alguém virá te dar um puxão de orelhas, se você não entender isso, aí não dá para ser amigo.

Estou falando disso, porque estou passando por uma situação assim: uma pessoa entrou na minha vida e acabamos nos tornando amigas, só que um dia eu percebi que só eu dava, doava, partilhava, me preocupara, ligava. O outro lado só pedia. Sou bem paciente, e fui levando, só que um dia enchi o saco. Fiz um teste. Parei de fazer tudo e esperei.

O que aconteceu? Nada.

Nada, e quando esta pessoa ligou para mim, foi para pedir de novo, e quando fui sincera e disse que estava cansada de fazer e que também queria ser paparicada, o que aconteceu? Esta pessoa sumiu.

Bem, me desliguei dela. É como um divórcio, pois você investe sentimento, tempo, energia e isto acaba, então você entra em um período de luto, mas depois ele também acaba.

Todo mundo sabe, precisamos de outras pessoas, precisamos partilhar nossas vidas com outras pessoas, mas também temos que ter nosso amor próprio. Também temos que saber dizer não.

Amigo também tem que receber amizade. Eu sei, também tem que ser compreensivo. Bem, sou pisciana e se tem uma coisa que eu sei fazer é isso, mas também quando pisam no meu calo, sai de baixo. Canso. Ou talvez melhor dizendo, encerro.

Talvez esta pessoa não esteja preparada ainda para ter este nível de amizade. Talvez precise de amizades mais superficiais, enquanto eu precise das mais profundas. Talvez!

Quantas vezes você estava naquele momento triste, precisando desabafar, ou de um abraço e surgiu aquela pessoa que te deu tudo isso. Vamos lembar disso, vamos valorizar estas pessoas que estão ao nosso lado porque escolhemos, vamos lembrar delas, ligar, mandar um e-mail, um cartãozinho, um simples oi. É dizer: Ooooooooooooiiiiiiiiiiêêêê, estou aqui!

Faça isso, e com certeza seu dia ficará melhor. Seus amigos verdadeiros vão ficar contentes e aqueles que são só colegas pelo menos terão um pensamento positivo sobre você.


SmileyCentral.com

12 comentários:

Cleite Fontenele disse...

Cris,

Seu texto me tocou profundamente. Talvez porque algumas vezes eu já tenha passado por situações semelhantes. Simplesmente fui deixando de lado quem não dava valor a amizade verdadeira e fui encontrando novos VERDADEIROS amigos. E você com certeza é mais do que minha amiga, é minha irmazona. Por isso muitas vezes te cobro noticias, fotos, contato. Procuro sempre te dizer isso, mas não canso de repetir: estarei sempre por perto, quero ser sempre sua amiga. E concluí que as outras pessoas que não dão valor, não merecem nossa amizade, nosso afeto, nossa atenção. Talvez um dia elas acordem, talvez não. Mas a gente sempre terá nossa amizade. Não importa o tempo, a distância, a falta de contato diário. Você sabe disso. E sabemos também que ainda existem outras pessoas ao nosso lado ( a Ana Cláudia é uma dessas pérolas).. Isso é muito bom!

Cristiane A. Fetter on 20 de janeiro de 2008 às 14:20 disse...

Pois é Cleite, foi como eu disse, é uma relação de mão dupla, todo mundo dá um pouquinho.
As vezes a gente está mais carente, as vezes a gente está mais doador, mas sempre estamos alí.
É aquela velha história da florzinha que precisa ser regada.
Obrigada por sua amizade irmã.
Beijos no coração

Adriana on 20 de janeiro de 2008 às 18:50 disse...

Oi Cris!

Olha, vc adivinhou, viu? Estou passando por isso nesse exato momento (mais uma vez), estava até conversando sobre isso ontem com meu marido... Mas tudo bem, deixa pra lá, tenho minha consciência tranqüila e isso é o que importa...

Ah, dá uma passada lá no meu blog (espírita na net - postagem do domingo) e vê a surpresinha que deixei para vc, espero que vc goste, é de coração! ;)


Beijos...

Cristiane A. Fetter on 20 de janeiro de 2008 às 19:51 disse...

Oi Adriana, é sempre bom desabafar né?
Eu também tenho a consciência limpa, mas sempre ficamos um pouquinho tristes, afinal de contas investimos neste relacionamento.
Mas quem sabe, no futuro as coisas não mudem, para mim e para você também?

Quero aproveitar também e agradecer aos presentes que você me deu.
Como eu disse no seu blog, só uma pessoa generosa como você poderia dar presentes assim.
Um grande beijo e obrigada.

Geovana on 21 de janeiro de 2008 às 05:11 disse...

Sabe, Cris, também passei por essa situação duas vezes e é muito chato. Confiamos na pessoa e fazemos o melhor por ela e depois percebemos que não é amizade, é exploração. Não é uma troca simples de favores, é se sentir querida. Por isso, pessoas especiais, amizades verdadeiras, precisam ser lembradas e amadas. Boa semana pra você.

on 21 de janeiro de 2008 às 06:16 disse...

Olá Cris!

Já passei várias e várias vezes por essa situação, é por isso que hoje em dia pondero muito minhas novas amizades, é que sou meio amorosa demais e quando gosto de alguém , gosto pra valer, aí quando isso tudo que vc relatou acontece sofro demais...
Dizer não é um dom e deve ser usado.
Beijos querida!
Fique com Deus!
Rô!

Cristiane A. Fetter on 21 de janeiro de 2008 às 08:02 disse...

Oi Geo, eu também acho, não é troca de favores, por isso é sempre bom lembrar dos amigos e como você disse, amizades verdadeiras precisam ser lembradas e amadas, mas a gente nunca sabe se aquela amizade que começou vai ser verdadeira né?
Boa semana para você também.

Cristiane A. Fetter on 21 de janeiro de 2008 às 08:05 disse...

Oi Rô, minha o que você disse faz lembrar muito minha mãe, ela é exatamente como você (eu já percebo logo no início que o relacionamento não está legal e corto logo), mas ela não, sofre demais também.
Aí acontece uma coisa que eu não acho legal, ela começa a se isolar das pessoas. Eu sempr digo que ela tem que dizer não e saber dosar seu tempo com essas amizades, mas ela é passional demais.
Um beijos para você também querida e que Deus te acompanhe.

Clarice on 21 de janeiro de 2008 às 09:13 disse...

Cris, amizade, na minha pequena opinião, é boa e diferente do amor exatamente porque não cobra, não espera. Algumas pessoas até podem confundir amizade com disponibilidade. Ah, e já ouviu falar em pessoas vampiros? Sugam e se bobear ainda dão uma cuspidinha de lado.
O exercício do não é difícil, mas nos premia com perpectivas melhores.
Beijos.

Cristiane A. Fetter on 21 de janeiro de 2008 às 10:18 disse...

Oi Clarice, nunca tinha ouvida falar não, nossa que pessoas feias né?
Eu também sou adepta ao Não em doses certas.
Beijocas

Adriana on 22 de janeiro de 2008 às 07:49 disse...

Oi Cris, isso que a Clarice falou é verdade, existem pessoas "vampiras" mesmo, elas sugam nossa energia... Mas só se nós permitirmos! Eu até já coloquei um texto falando sobre isso no meu blog (dá uma olhada no marcador "vampirismo").

Bom, concordo com a que a Rô falou, saber usar o "não" é um dom...

Mil beijos e fica na paz! =)

Carolina Arêas on 25 de janeiro de 2008 às 03:52 disse...

Falou e disse, Cris.

Amizade pra tem quer uma via de duas mãos. Intensa e verdadeira.

Semana passada vivi uma situação similar. Uma pessoa próxima que nunca respondia meus mails, cartas ou telefonemas veio me cobrar porque eu havia parado de responder os mails dela. Pode??!!

A gente é que tem que saber cultivar as amizades que fazem bem a nossa alma, não?

Beijos.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino