Doe Vida


Imaginado por Cristiane A. Fetter

Estava lendo sobre o crescimento da doação de medula óssea em São Paulo devido a uma campanha organizado pelos pais de um menino que precisa desse transplante. No mesmo dia assisti a um capítulo da novela Sete Pecados, em que um personagem precisa de um transplante de medula.

Resolvi então trazer o texto que escrevi para o O Futuro do Presente , em que falei sobre este ato. Coloquei aqui também o material que lí no site do Jornal Nacional.

É sempre bom relembrar que podemos fazer doações como essa. Só custa o nosso tempo.

Texto do O Futuro do Presente
Já avisei para o meu marido e meus familiares, quando eu morrer vejam se alguma parte do meu corpo pode ser reaproveitada. Usem tudo, inclusive ossos e pele.

Maluca? não.
Fúnebre? não.

Sempre pensei assim, inclusive na minha carteira de motorista está escrito meu tipo sanguíneo e que sou doadora de órgãos. Imagine se todo mundo pensasse assim, quantas vidas não seriam salvas?.

Estou escrevendo este post pois em um programa da Ana Maria Braga foi apresentada uma matéria sobre doação de órgãos. A transplantada Ana Carolina Zarpello falou coisas que eu nem imaginava que as pessoas pensavam.

Ela disse que algumas pessoas falam que não querem deixar uma ordem para doação das córneas por exemplo, porque podem chegar cegas na próxima encarnação, ou vão chegar amputados no céu.

Ai meu Deus!
Entendi então que falta não são órgãos, mas a famosa informação.

Aliás, o que comentaram também é que as doações acontecem mais quando se tem campanhas, então vamos aproveitar e falar do site que é feito para quem quer mais informações sobre o tema, que é o http://www.doacaodeorgaos.com.br/, tudo o que você precisa saber está lá, bem explicadinho.

Não vamos deixar este assunto ser esquecido. Vamos ter em mente que nós, talvez, um dia precisemos de um órgão, ou quem sabe alguém que está perto de nós. E a doação não precisa ser só de órgãos de pessoas mortas não, pode ser de doadores vivos, ou pode ser somente de sangue para salvar alguém em uma cirurgia.

Transcrevo aqui uma mensagem de um doador anônimo que está no site da ABTO, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, depois disto, não precisamos dizer mais nada.

Clique AQUI para ver o filme da última campanha realizado por Rogério Flaustino do J.Quest

Material retirado do site da ABTO


Texto do Jornal Nacional
A repercussão de uma campanha surpreendeu os responsáveis pelo banco de captação de medula óssea, em São Paulo.

Dez meses de idade e a vida por um fio. Kauan sofre de uma forma rara e perigosa de leucemia. “A gente faz quimioterapia só para estabilizar o estado dele. Mas não adianta. O que vai curar mesmo é o transplante”, disse o pai de Kauan, Sérgio Drabavicius.

O problema é achar um doador. Na família, ninguém é compatível. Restam os bancos de medula, onde a probabilidade é de apenas uma chance em cem mil.

Angustiados, os pais do menino dispararam mensagens eletrônicas mundo afora. Pediram ajuda a desconhecidos. Acionaram até amigos no exterior.

Apesar de toda a mobilização dos pais, ainda não foi possível encontrar um doador para Kauan. Mas a campanha promovida pela família do menino acabou tendo um efeito mais do que positivo no maior centro de captação de doadores de medula óssea de todo o país, o hemocentro da Santa Casa de São Paulo.

O e-mail dos pais de Kauan começou a circular uma semana antes do Natal. Logo em seguida, o hemocentro da Santa Casa registrou um aumento de 40% no número de novos doadores.
“Medula óssea é a única doação que pode ser feita em vida, não precisa tirar nenhum pedaço. Não é cirurgia”, explicou a médica da Santa Casa, Carmen Vergueiro.

Maíra Rodrigues, de 18 anos, viu uma cópia do e-mail de Kauan no elevador do prédio onde mora. Nesta segunda-feira, foi à Santa Casa e tirou sangue para testar a compatibilidade. Mesmo que não sirva para o menino, a medula da jovem ficará à disposição para outros transplantes.
“Não doeu nada. Só tiraram dois vidrinhos de sangue”, orgulhou-se a estudante.

A fisioterapeuta Melisa, de 30 anos, é mãe de um garoto como Kauan. Ficou comovida com o drama do menino. “O que me move nesse gesto é o coração”, disse ela.

“A resposta que a gente está tendo está deixando a gente forte, confiante de que vai aparecer um doador para ele. A gente está tendo uma resposta maravilhosa, nem a gente esperava”, disse a mãe de Kauan, Simone Drabavicius.

10 comentários:

NANDO DAMÁZIO disse...

Eu também acho a doação um gesto de humanidade !!
Pena que ainda tem muita gente que tem medo de chegar no céu faltando pedaço ..
De mim também pode levar tudo quando morrer, não vou usar mais nada mesmo, e, também é uma forma de uma parte de mim continuar viva em alguém, além de salvar uma vida, o que já é gratificante !!

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 19:26 disse...

Exatamente Nando, eu não consigo entender como as pessoas ainda pensam assim.
Falta de informação?
Egoísmo?
Não sei.

paola disse...

Oi querida li seu blog e gostaria que se possível vc desse uma olhadinha no meu, para conhecer melhor a história de Luís Flávio e me ajudar a divulgar esse blog que com certeza estaremos influenciando novas pessoas a se tornarem doadores de medula óssea.
grata, Paola
http://luisflavio.blogspot.com

Lúcia Caetano on 1 de março de 2008 às 15:34 disse...

Olá Cristiane! Em primeiro quero parabeniza-la pelo blog. Agora agradecer pela divulgação da campanha pelo Kauan. Conheço esse príncipe, sua mãe e sua avó. Também trabalho como voluntária com crianças com câncer e sou cadastrada como doadora de medula. Queira Deus que um dia eu possa doar minha medula a alguém. Sei que é difícil, pois a chance de eu ser compatível com alguém é uma em um milhão. Mas, o mais difícil (que absurdo!) é as pessoas não se cadastrarem e não tomarem conciência que isso até pode ser um investimento que um dia pode salvar um próprio irmão, mãe, filho ou neto, pois ninguém sabe o futuro ... e a vida nos prega cada peça ... Que Deus ajude o Kauan e outras crianças doentes graves! Fique bem, seja feliz. Lúcia Caetano

Cristiane A. Fetter on 1 de março de 2008 às 18:22 disse...

Oi Lúcia, obrigada pela visita e pelos elogios.
Pois é, já tem algum tempo que estou batendo na tecla sobre doação, tanto de órgãos quanto de medula.
Acho absurdo nós podermos fazer a doação e por falta de informação ou até mesmo preguiça isso não acontecer.
Fiz um outro post com outra infomação sobre doação de medula.
Espero realmente do fundo deo meu coração que todos encontrem doadores.
Abraços e volte sempre

Raquel on 3 de maio de 2008 às 07:14 disse...

Gostaria de saber como é oprocedimento para doação de órgãos em específico a doação de rins e de medula óssea.

Raquel on 3 de maio de 2008 às 07:15 disse...

Qualquer pessoa pode fazer a doação.

Anonymous disse...

Olá Cristiane! O Kauan ficou quase 70 dias no hospital Albert Eistein e conseguiu o transplante. Já está em casa e recupera-se bem. É claro que muitos cuidados serão necessários,mas ele está super bem, falante, andando e simpatico! Apareceu a reportagem sobe a cirurgia e a despedida dele dos médicos e funcionários do hospital. Foi emocionante! Veja na Globo vídeos, foi dia 27-08-08. Grata pela torcida. Vamos continuar enviando nossos fluídos positivos ao Kauan e a todas as crianças doentes. Seja muito feliz!

Anonymous disse...

Olá Cristiane! O Kauan ficou quase 70 dias no hospital Albert Eistein e conseguiu o transplante. Já está em casa e recupera-se bem. É claro que muitos cuidados serão necessários,mas ele está super bem, falante, andando e simpatico! Apareceu a reportagem sobe a cirurgia e a despedida dele dos médicos e funcionários do hospital. Foi emocionante! Veja na Globo vídeos, foi dia 27-08-08. Grata pela torcida. Vamos continuar enviando nossos fluídos positivos ao Kauan e a todas as crianças doentes. Seja muito feliz!

Lúcia Fonseca on 1 de novembro de 2008 às 17:18 disse...

Olá Cristiane! Sou a Lúcia Caetano e também esse última que comentou em 31 de agosto. Queria informar que o Kauan que fêz o transplante com sucesso, encontra-se internado com plaquetas baixas. Por favor, faça uma oração por ele. Eu o vi na semana passada e ele estava muito alegrinho, muito espertinho. Queira Deus fique logo bom e volte para casa. Tenho trabalhado com crianças com câncer e me engajado em outras campanhas e eventos. Também frequento a ABRALE para cursos e apoiar os pacientes que lá vão para aprender a se cuidar. Temos tanto a fazer ... Temos tanto a agradecer. Fique feliz, Cristiane, sempre! Beijinhos.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino