DIA DA SAUDADE


Imaginado por Cristiane A. Fetter

Hoje no Brasil (não sei se em outros lugares do mundo) é o dia da saudade, então resolvi trazer para cá, um texto que fiz há algum tempo para o outro blog o O Futuro do Presente. É só ler aqui embaixo.

Bom dia da Saudade para todos.

"Estava conversando com uma grande amiga através do messenger, e ela me fez a seguinte pergunta: Como eu posso sentir saudades de alguém que eu não conheço?.

Resposta: pode sim.

Eu sinto saudades de pessoas, lugares e coisas que eu nunca ví, mas que ouço falar tanto que parece que eu já conheço.

Um exemplo são meus sogros, eu não os conheci pois já tinham falecido quando eu conheci o filho deles. Mas são tantas histórias contadas por este filho, e que lembra com tanto amor deles, que acabo sentindo saudades.

Uma grande saudade é não ver meu filho com os avós paternos. As brigas que eu teria com minha sogra, as fofocas que eu faria dela para minha mãe, que meu marido não me leia, risos. E os lugares então? Sinto saudades de lugares que não visitei no mundo e principalmente no Brasil, ainda mais agora que não moro lá, ou aí.

Cheguei a seguinte conclusão: preciso falar sempre para meu filho das pessoas que me são caras, dos lugares que eu amo, das histórias que vivi. Preciso deixar presente o que aprendi. Fazer como os índios que passam sua cultura e experiência através das histórias e estórias.

Quero que ele sinta as emoções que eu vejo e sinto ao lembrar ou ouvir algo. É um brilho que eu vejo nos olhos da minha mãe que conta coisas que ela ouviu falar, é a alegria do meu marido que fala sobre a chegada da família dele no Rio Grande do Sul (eles chegaram a fazer um livro sobre a árvore genealógica da família), é a entonação da voz de meu vizinho, que é americano, contar coisas muito interessantes sobre o país dele.

Tenho que manter viva esta tradição de sentir saudades daquilo que a pessoa não conhece mas que gostaria de conhecer. A chama da curiosidade por um passado que é seu (ou não), e que é tão rico.

Tenho que ter um tempo só para isso, ou então deixar que outros possam fazer, meus pais, os sogros, os tios, os amigos, os mais velhos.

Mas a saudade não precisa ser um sentimento triste. Minhas saudades me impulsionam a realizar muitas coisas, inclusive escrever este texto.

E claro, continuar sentindo saudades, muitas saudades."

13 comentários:

Denise Carceroni on 29 de janeiro de 2008 às 19:02 disse...

Oi Cristiane!
Passei por aqui para retribuir sua visita. Adorei seu blog...este post sobre saudades está maravilhoso!
Beijinho

Cristiane A. Fetter on 29 de janeiro de 2008 às 19:27 disse...

Oi Denise, que bom que voce gostou.
Eu também adorei o seu blog.
Volte sempre.
Beijinhos.
Cris

Roseane, on 30 de janeiro de 2008 às 04:15 disse...

Eu nem tava lembrando desse dia...Vocês vem quando para Alemanha? Qual cidade é o evento? Qualquer coisa a gente pode se encontrar né?

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 05:22 disse...

Oi Roseane, nem eu lembrava, eu recebi um e-mail me lembrando disso.

Com relação a feira eu acho que é em Dusseldorf, mas vou confirmar e depois de te falo.

Beijocas

Rita de Cassia on 30 de janeiro de 2008 às 07:28 disse...

Minhas filhas gostam muito e até pedem para eu contar estórias da minha infância ou acontecimentos "de antigamente". Também quero manter esse hábito de contar. Gosto que elas conheçam e também sintam saudade de um tempo que pra mim era muito melhor de viver.
Beijos
Dá uma passadinha no meu blog pra ver os preparativos para o Galo da Madrigada. Acho que amanhã consigo uma foto do Galo no meio da Ponte pronto para o grande desfile.

Lívia on 30 de janeiro de 2008 às 08:06 disse...

Tinha esquecido que era hoje... é difícil quando estamos longe, né?

Mas eu acho legal sentir saudade, isso significa que temos muitas coisas boas na vida. Pra mim, triste seria não sentir saudade de nada...

beijo!

Cleite disse...

Cris, você me fez sentir saudades da minha avó materna... Aliás, esses dias eu andei pensando nela. No carinho com que ela desembaraçava minhas longuíssimas madeixas, nas histórias que contava, nos cafunés que fazia... Saudades também de quando a família estava toda reunida e minha mãe contava as histórias dela de infância, o sofrimento e as lições que aprendeu. Até hoje ela conta, mas sem tanta frequência. É muito bom sentir saudades sim! É uma forma da gente lembrar, por exemplo, da importância das pessoas nas nossas vidas. Beijos saudosos,

Sonia Novaes on 30 de janeiro de 2008 às 14:52 disse...

Sabe,Ana,eu tamb�m sinto saudades,mas uma saudade diferente.
Tenho saudades das pessoas que conhe�o das muitas viagens que fa�o para o estado de Minas gerais.
Um povo simples,sofrido..olho para aquelas pessoas que me transmitem tanto amor,olho para elas com um misto de curiosidade,estou contando a viagem linda que fiz ao Vale do Jequitinhonha no final de 2007,nunca mais vou esquecer o que vi por l�.
Todo dia fico pensando nos lugares que tive,nas pessoas que conheci ao longo de 12 dias que meu marido e eu passamos por l�.
Saudades...ah! como tenho e muitas,principalmente da minha inf�ncia...
Gostei do seu blog...
Beijos carinhosos...
Sonia Novaes

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 17:46 disse...

Já fui lá Rita.
Recife é um luxo.
Beijocas

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 17:47 disse...

Lívia, é duro viver longe, mas o blog me faz ficar mais perto do Brasil.
Bj

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 17:48 disse...

Cleite, que bom, pelo menos ajudou a trazer coisas boas.
Beijos saudosos também.

NANDO DAMÁZIO disse...

Existe tradução para "saudade" em inglês ??

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2008 às 18:44 disse...

Nando, aqui está a definição do Michaelis:
sf 1 longing, yearning (for someone), fond remembrance.
Estou cada vez com mais saudade de você / I miss you more and more every day.
Tenho muita saudade dele / I miss him very much. 2 homesickness, nostalgia.
3 Bot scabious, columbine.
4 bras a seamen’s song.
5 saudades bras compliments, affectionate greetings to absent persons.
Matar ou desafogar saudades to visit or see again a person or place one likes very much.
Meu coração tem saudade de my heart aches for.
Ter saudade da sua terra ou pátria To be homesick, have a longing or hankering for one’s home or country.

beijocas

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino