Reminiscências de Carnaval



Estava eu visitando o blo da Beth, o Mãe Gaia e ela havia colocado um post sobre o carnaval em seu bairro e o bloco que passava na rua, até postou um vídeo que ela fez de sua varanda.

Comecei a comentar e a lembrar como era o carnaval no bairro em que nasci e cresci lá em Duque de Caxias (RJ), um bairro chamado Gramacho, não confundir com Jardim Gramacho que de jardim não tem nada. E também não adianta perguntar, eu não sei o que quer dizer Gramacho.

Vivi grande parte da minha vida em sua rua principal e era lá que aconteciam os desfiles das Escolas de Samba (pelo menos seus participantes achavam que era uma escola de samba, rs), dos blocos de piranha, dos blocos simples e outras cositas mas. Aliás uma destas "escolas" deu origem a Grande Rio, hoje participante do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.

Eu adorava. Minha mãe fazia uma pareô com um bustie, colares de havaianas e estava tudo pronto, lá ia eu para o portão da minha casa ver o carnaval passar na minha porta. Quando pequena minha mãe nos levava (eu e minha irmã mais nova) para dar uma volta no bairro e depois já adolescente fazia minhas incursões sozinha. Baile de carnaval? jamais. Minha mãe não deixava a gente ir, até hoje não sei por quê.

Aconteceram tantas coisas neste período. Me lembro de um ano em que no desfile do bloco das piranhas, que para quem não conhece é um bloco onde os homens saem vestidos de mulher, um vizinho meu saiu e lá se confirmou sua homossexualidade, que para os pais dele era novidade enquanto que para o resto do mundo e eu que era sua amiga desde pequena já sabia. Ele ficou lindo, gamoroso, hoje não tenho mais contato com ele.

Lembro também que meu pai teve que colocar um cadeado no portão, já que os foliões entravam em nosso quintal e faziam xixi lá dentro. Esta mania que brasileiro tem de fazer xixi em todo lugar é horrorosa e no dia seguinte quando acordávamos o banco que havia na parte de dentro do quintal parecia uma esterqueira, até coco encontramos uma vez. Nem tudo são lembranças pergumadas não é?

Lembro também que nos preparávamos para assistir aos desfiles das grandes escolas pela tv, foi justamente para o carnaval que meu pai comprou a nossa primeira tv a cores. Parece que foi ontem, era uma tv Philco de seletor e os controles de som, brilho e contraste era de corrrer. A tv custou 21 mil cruzeiros. Eu ainda vejo meu pai contando aquele monte de dinheiro para ir até a loja e adivinhem, 1 semana depois que ela chegou lá em casa parou de funcionar. Foi um corre corre, já que ela veio para o carnaval e tinha que estar pronta, mas no fim deu tudo certo.

Para assistir aos desfiles, minha mãe durante o dia preparava uns belisquetes e suco e refrigerante e a noite nós fazíamos um acampamento na sala. Arrastávamos os móveis, forrávamos o chão no meio da sala com muitos cobertores, deixávamos os ventiladores preparados e muitos travesseiros e alí nos instalávamos para assistir aos desfiles. Conforme cada um fosse "caindo" era só enconstar nos travesseiros e dormir e o últimos que desligasse a tv. Meu pai era sempre o campeão, ficava acordado até ver a Mocidade Independente de Padre Miguel, que sempre foi sua grande paixão.

Na quarta feira de cinzas lá íamos nós, a família do firifinfin, para o sambódromo (a passarela do samba ainda não existia) ver os carros alegóricos que haviam desfilado. Ficámos fascinados com tudo aquilo, pena que as fotos estejam com a minha mãe no Brasil, se não colocava aqui para vocês verem. Pegávamos o trem na estação de Gramacho, íamos até São Cristóvão, lá trocávamos pelo pré-metro (hoje linha 2), trocávamos pelo metrô e saltávamos na estação central do Brasil e íamos a pé até o local dos desfiles e da dispersão e na época estes carros ficavam guardados no depósito da Comblurb que ficava onde hoje é a apoteose.

Estou falando da década de 70 e 80. Regime militar.
Era tão fácil ser criança, Era tão simples ser feliz.
*Imagem retirada do LP de Walter Gonçalves - Carnaval do meu tempo de 1957

21 comentários:

Beth/Lilás on 17 de fevereiro de 2009 às 19:32 disse...

Ah, Cris!
Falei mais sobre o carnaval hoje e lancei até uma proposta, o Bloco dos Blogs.
Vou fazer um link para este teu post que complementa o meu. Legal!
Veja lá o que eu escrevi e veja se bate com as suas lembranças.
super beijos quentes cariocas

paul constantinides on 18 de fevereiro de 2009 às 03:53 disse...

Aqui...decoradora de plantao.
Vou lhe contar a origem do nome Gramacho..
nesta regiao do RJ, vivia um gaucho metido a machao..um dia ele morreu, e como ele era solitario e tudo o mais, e ninguem gostava dele...enterraram ele num terreno baldio...terra seca e tudo o mais..
depois de um mes, inexplicavelmente comezou a nasce grama por tudo qto eh lado..e sabe como eh neh..a garotada logo logo comecou a jogar bola no lugar e, como eles sabiam q ali tinha sido enterrado o gaucho macho...e agora tinha grama no lugar..eles falavam assim: - Vamos jogar bola la no Gramacho.. (kkkk).

historias de nomes eh comigo mesmo..KKKKKK

no mais...eh interessante ver numa pessoa como vc 10 anos mais jovem do que eu as reminiscencias que surtiram em vc; de um periodo q eu vivi na adolescencia enquanto vc era crianza.

legal.
abs
e qdo puder visite um blog de uma amiga minha..tem link no meu (monica ramalho) pra ver a foto dela com um sosia do Obama, jah no ritmo de folia carnavalesca no seu RJ.

Elaine on 18 de fevereiro de 2009 às 04:38 disse...

Olá!
Saudades da época em que se podia reunir a família todinha para ver desfile pela televisão. Hoje tem cenas que eu fico constrangida de ver até sozinha, vergonha alheia, sabe?
E você, tendo vivido no Rio, não sente uma baita saudade de estar aqui nesse período?
Que Deus te abençoe!

Cristiane A. Fetter on 18 de fevereiro de 2009 às 06:45 disse...

Beth, adorei a idéia, bloco dos blogs, quem sabe se no ano que vem a gente não monta mesmo aí no Rio de Janeiro?
Já imaginou? uma reunião de blogueiros cariocas e um bloco de carnaval juntos? iria ser MARA!rs.
Já vou lá na sua casa ler o post.
bjks

Cristiane A. Fetter on 18 de fevereiro de 2009 às 06:46 disse...

Oi Edna, que legal, vou lá dar uma olhadinha.
bjks

Cristiane A. Fetter on 18 de fevereiro de 2009 às 07:08 disse...

Paul, fala sério! rs.
Eu pesquisei este nome e pela internet só o achei como sobrenome de portugueses e brasileiros, mas nada que fale sobre a colonização do bairro e pelos fatos não existiam gauchos por lá. Deixa meu marido, que é gaúcho saber disso.
Pois é Paul, minhas lembranças são de um tempo mais simples e menos contagiado pela sexualidade exacerbada, consumismo inconsequente, estresse e pessoas sem tempo.
Vou fazer um post sobre isso, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 18 de fevereiro de 2009 às 07:11 disse...

Oi Elaine, pois é, minhas lembranças são de festa, família junta, momentos de alegria, excitação e preparação para um momento especial, nem me lembro dos desfiles em sí, até pq eu era a segunda da família a ser derrubada pelo sono.
Sinto muita saudade sim, gostaria de estar aí e levar meu filho para conhecer as alegrias deste período no Rio de Janeiro, sem contar que o Rio é um lugar ótimo de se ficar e visitar nesta época, fica vazio, o trânsito fica ótimo, as praias vazias.
bjks

Rossana on 18 de fevereiro de 2009 às 11:04 disse...

Oi Cristiane,
acabei de conhecer o seu blog, bem legal!
Também estou morando nos EUA, e esse ano estou sentindo uma saudadezinha do carnaval... é estranho chegar a semana de carnaval, e não ter nada: feriado, fantasia, festa...
Beijos!

Cristiane A. Fetter on 18 de fevereiro de 2009 às 13:37 disse...

Oi Rossana, que bom que você gostou.
Eu sinto muitas saudades e com um filho pequeno gostaria de estar lá para ele viver um pouquinho disso.
Aonde você mora? e a quanto tempo?
Vamos trocar figurinhas.
bjks

Cheers! Fla disse...

Oi Cris,

Tenho boas memorias de carnaval tbem. Como sou de SP, a gente quase sempre ia para o Rio visitar meus primos e assistiamos na TV tbem, todo mundo em cima da cama da minha tia ha, ha, muito engracado. Uma vez assisti ao desfile ao vivo, tbem amei, lembro como se fosse hoje ateh ver o Chacrinha eu vi (putz, acho que agora revelei minha idade legal!) e nao posso me esquecer dos carnavais em Bonito (MS), muuuito bom, muuuita bagunca na rua...

bjs

Frank Botega on 18 de fevereiro de 2009 às 14:04 disse...

muito bom seu blog parabens!

Ana Cláudia Bessa on 18 de fevereiro de 2009 às 19:43 disse...

Cris, que lindo ler suas lembranças de carnaval!

Renata on 19 de fevereiro de 2009 às 02:17 disse...

Cris, vc tirou pareo do fundo do baú, heim? Tb já usei isso...
beijo
Re

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 06:53 disse...

Flávia, fica triste não, eu também fui assistir ao programa do Chacrinha, rs.
Eu adorava esta época.
bjks

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 06:54 disse...

Oi Frank, que bom que você gostou, volte sempre.
abraços

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 06:55 disse...

Pois é Ana Cláudia, ando meio nostálgica.
bjks

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 06:56 disse...

Renata que nada, andei pesquisando na internet e este modelo de saia está em todas, rs.
bjks

Ana on 19 de fevereiro de 2009 às 08:38 disse...

Eu tenho foto de pirata e de baiana...hehehehe!

Anny on 19 de fevereiro de 2009 às 10:40 disse...

Cristiane:
Por aqui passaram as lembranças. Pois é, gostei de ler as suas.
Eu gostava muito de carnaval. Hoje, nem pela TV.
Mas vi uma reportagem no Jornal Hoje com o Evaristo Costa. Sobre a volta do Carnaval de Rua. Isto no Rio de Janeiro. Fiquei feliz. Aquilo sim é que era bom.
Histórias de Carnaval. Muito bom lembrar.
Beijos,
Anny.

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 18:25 disse...

Ana, minhas fotos estão com a minha mãe, mas só com pareô, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 19 de fevereiro de 2009 às 18:27 disse...

Pois é Anny, o Rio de Janeiro tenta resgatar este prazer de rua, mas o problema é que a violência também vai para lá.
Mas mesmo assim é possível brincar e se divertir no carnaval carioca, eu fugia das aglomerações e aproveitava o Rio de Janeiro vazio, vazio, que saudades.
bjks

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino