O valor que se dá


Antes desta confusão com os 3 alemães lá na Bahia eu havia lido este post no blog Radioativos (ele diz que recebeu o material por e-mail) e baseada em cima dos comentários deixados no meu post sobre os peladões eu resolvi trazer o texto para cá. Vamos ver o que você acha.

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil.
Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5.. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!

OS PONTOS CITADOS ACIMA SÃO SÓ ALGUNS, SENDO QUE, NO QUE DIZ RESPEITO À TECNOLOGIA E A PESQUISA, ESTAMOS AVANÇANDO CADA VEZ MAIS.

24 comentários:

Beth/Lilás on 4 de fevereiro de 2009 às 19:36 disse...

Adorei ler tudo isso!
Realmente, nós pichamos demais o país e tenho me policiado ultimamente.
Vou fazer um link para o pessoal lá no meu blog vir aqui ler isso também.
bjs cariocas

Paulo Fernando on 4 de fevereiro de 2009 às 23:01 disse...

Os ditos populares explicam isto: "a grama do vizinho é sempre mais bonita"; "em casa de ferreiro o espeto é de pau" e, por último e mais elucidativo, "olha para o próprio umbigo e achá-lo bonito é mais difícil. O ângulo não permite uma boa apreciação. Agora, quando olhamos aquele outro umbiguinho, encarando-o frente a frente, tudo fica mais bonito".

Bjos, minha querida.

Falta mais patriotismo para o nosso povo! Ser brasileiro só na Copa e no carnaval não adianta.

Rita de Cassia on 5 de fevereiro de 2009 às 03:37 disse...

Já lí esse texto antes, nem lembro onde ... só sei que temos a mania de dizer "isso é Brasil!" como se, somente aqui existissem coisas erradas. A grande maioria se esquece que um país é feito de PESSOAS. E gente ruím tem em todo lugar do mundo, mas as que não se orgulham e nem valorizam, nem zelam o lugar que mora, acredito que se concentraram aqui. Aqui somos muito divididos. Nos dividimos no futebol, na raça, na classe social ... numa rua se dividem as casas de muro alto e as de muro baixo, como se os altos fossem sinal de mais dinheiro.
Cris sempre agradeço por ter nascido aqui, nesse país e pode achar bobagem mas agradeço também pela situação financeira. Ela me abri os olhos!!!
bj bj bj

Silvia Masc on 5 de fevereiro de 2009 às 04:07 disse...

Endosso o que disseram acima, eu AMO viajar, mas confesso que AMO voltar. Vestir verde e amrelo na copa, para mim perdeu o valor, torcer que o país dê certo colaborar, mostrar nas urnas, descontentamento ou concordância sempre,para mim é o que vale. E principalmente reconhecer que de fato, somos um país que precisa melhorar sempre, mas que também somos um pais LINDO, e que temos que preservar isso.

Rita de Cassia on 5 de fevereiro de 2009 às 05:02 disse...

Esquecí de te dizer, sabe a parte do Hino Nacional que me deixa as lágrimas?
"Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"
Choro todas as vezes que escuto este trechinho.
bj

Nina on 5 de fevereiro de 2009 às 05:06 disse...

Tema altamente dificil Cris. As respostas estao dentro da nossa condicao de eterna vitima, preparada desde os tempos de Portugal. Existem sim, milhares de motivos pra o Brasil se orgulhar, acontece que existem também outros tantos milhares pra gente se envergonhar.
Eu tenho mt medo que o nosso país nunca saia da lama em que se enfiou... tenho horror ao nojento jeitinho brasileiro, tenho horror ao fato de nao saber quem é quem no brasil, em quem eu posso confiar ali? Quem é justo? quem é policia quem é bandido?? que pais é esse onde juiz manda matar gente?? onde quem deveria proteger a populacao, a mata?? gratuitamente! onde uma pessoa nao tem seguranca dentro de sua propria residencia? onde alguém pode ser morto porque nao tinha nada de valor além de uma sacola de compras? (aconteceu com o pai de uma amiga minha), onde a corrupcao e bandidagem no tráfico de drogas comanda geral??? e quem nao é corrupto é visto como um idiota??????

nao sei.. eu tenho mt medo desse Brasil que nós criamos.

amo meu país, mas nao me faco de cega às suas loucuras estúpidas.

e sobre os alemaes ali embaixo, é infelizmente a imagem que é vendida fora do Brasil. Pagamos o pato entao!

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 07:37 disse...

Eu também acho lindo Beth, é importante mostrar que existem coisas ruins no país dos outros.
Nem semrpe conseguimos enxergar isso.
bjks

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 07:39 disse...

Paulo, você tocou em um ponto que meu marido sempre fala, ser ufanista não adianta nada se for só para comemorar. Tem que ser na hora de ralar e fazer a coisa acontecer.
Temos sim que exaltar as coisas boas que temos, mas sem esquecer jamais do quanto ainda precisamos melhorar.
Obrigada pelo comentário.

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 07:52 disse...

Oi Silvia, eu também acho, temos que preservar, mas sem se acomodar.
bjks

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 07:52 disse...

Pois é Rita, temos esta mania e a outra pior ainda é deixar tudo como está, se conformar com o que acontece, achar que outra pessoa irá fazer no nosso lugar.
Eu também amo o Brasil, adoro ser brasileira, passo este jeito para o meu filho que é sempre ADORADO aonde vai pelo jeito espontâneo e carinhoso.
Tem uma Novaiorquina que está vivendo no Rio de Janeiro e tem um blog e ela sempre comenta que acha engraçado o jeito emocional que os cariocas tem, mas que adora viver lá.
O caso é que este emocional em muitos casos embota nossas ações.
bjks

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 07:57 disse...

Rita não é só você não, imagine como eu fico então, vivendo em outro país/lingua/cultura diferentes e ouço este refrão.
Me dá vontade de largar tudo e pegar o primeiro avião para terras brasucas.
Tanto que a minha bandeira brasileira está pendurada lá fora ao lado da Americana, já que não posso deixar de valorizar este país que me recebeu e está me proporcionando tanto aprendizado.
"Deitado eternamento em berço explêndido" esta parte é que tem que mudar.
bjks

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 09:36 disse...

Pois é Nina, eu também tenho este sentimento, tento sempre mostrar o que tem de bom aqui onde moro para tentarmos incorporar isso ao nosso cotidiano no Brasil.
Foi como escrevi na resposta a Rita "Deitado em eternamente em berço explêndido", temos que parar de falar e agir mais.
Vou te contar uma coisa, no último endereço que tive no Brasil eu tentava fazer tudo para não incomodar meus visinhos e fazer com que pelo menos nossa rua tivesse um ambiente de comunidade, sempre que via algum problema o relatava aos órgãos competentes (lixo/esgoto/bueiro - comlurb, faltava lâmpada no poste - light, o cachorro do vizinho era solto para fazer coco na minha porta, eu ia lá e reclamava com ele), sabe como os vizinhos me chamavam A CHATA. Teve uma vez que eu fui reclamar com o vizinho que estacionava o carro dele na ENTRADA da minha garagem e eu grávida expliquei que isso não poderia continuar acontecendo, sabe o que ele me perguntou? se eu não poderia sair pela porta social (e ele é médico da marinha e continua morando no mesmo lugar), eu respondi que se ele continuasse assim iria processá-lo, ele tirou o carro mas começou a estacionar a moto dele EM FRENTE ao meu portão social. Ele queria ter a vantagem, ele se achava superior, comunidade para ele só se fosse a do ORKUT, pois bem sabe o que eu tive que fazer? construi 6 jardineiras na calçada e coloquei pequenos postes de cimento e aço para impedir que continuassem a estacionar na minha calçada, aí mesmo que eu virei a CHATA, ninguém pensou que eu estando grávida poderia precisar sair no meio da noite e de forma rápida para um hospital. Todo mundo só olhava para o seu umbigo.
É o deixa prá lá, o meu primeiro, é muito triste, tanta coisa boa e tanto ainda por se fazer.

Cleite Fontenele disse...

Fantástico Cris!!!
beijos,

Anonymous disse...

olá, cris...
estive no Rio há três anos...
um dia destes vou escrever aqui o que achei (do Rio e do resto do Brasil que conheci)...
bjs
José (Portugal)

Cristiane A. Fetter on 5 de fevereiro de 2009 às 12:21 disse...

Oi José, que legal escreva sim, é sempre bom saber o que acham da terra da gente. Eu como boa Fernandes do Amarante que sou adoro a opinião dos Portugueses.
Se quiser aqui é um espaço aberto para você publicar sua visão, fique a vontade.
Abraços

Flávia e Kbça on 6 de fevereiro de 2009 às 06:59 disse...

eu tenho esse email. e é uma pena que o noticiário, aparece violências e coias do tipo. sempre exaltando tragédia. o povo brasileiro se acostumou a gostar de tragédia.

é uma pena!!

paul constantinides on 6 de fevereiro de 2009 às 15:50 disse...

cris
o fato eh este mesmo cada pais tem seu lado bom e seu lado ruim.
a gente tem q valorizar o que eh nosso. nao gosto qdo vejo um brasileiro morando aqui falando mal do Brasil. E tbm acho estranho qdo encontro um brasileiro q vive aqui tipo 20 anos, falar mal dos Estados Unidos.
tenho um velho mestre que me dizia: comparar eh uma mer...!

a gente tem que aprender a ver beleza em tudo.
pq ela existe.

o mundo facilmente tende a violencia e ao preconceito.

teu texto eh beleza, viu?
abs
paul

Cristiane A. Fetter on 6 de fevereiro de 2009 às 16:24 disse...

Concordo contigo, tanto que quando eu comecei a escrever para o blog O Futuro do Presente a idéia era essa mesma, falar do que tinha de bom aqui para ser levado como exemplo para os brasileiros que liam o blog.
Sabe o que aconteceu? recebi ataques por estar morando em outro país e falar bem dele. Disseram que era absurda a idéia de eu fazer a vida nos Estados Unidos e que aqui era o império do mal.
Tolos, ninguém sabia os motivos que me levaram até aqui e eu sendo uma privilegiada por conhecer outra cultura só queria compartilhar com os brasileiros.
O tempo passou as pessoas se acostumaram a esta idéia e eu alcei voo solo com este blog.
Continuo vendo coisas muito positivas aqui, neste país que me acolheu e me proporciona segurança, boas escolas para meu filho e um padrão de vida muito melhor do que o que eu tinha no Brasil.
Também vejo coisas muito positivas no Brasil, tanto que já fiz posts falando sobre isso, mas não dá para tapar os olhos ao clientelismo e a mania de se dar em bem tudo e que o brasileiro adora.
Que bom que você gostou do texto, mas ele não é meu, eu o peguei de outro blog o Radioativus.
bjks

Ana on 6 de fevereiro de 2009 às 19:03 disse...

Cristiane, só um aparte: nunca vi ninguém fumar em elevador na Europa, pelo menos não por onde andei. Mas fuma-se muito, em especial na França e na Inglaterra.

Os garçons franceses e de qualquer outro canto podem ser grossos ou não , depende onde vc come e isso acho que é em qualquer país. Já fui mto mal atendida em tudo que é canto, e mto bem atendida em tudo que é canto. Acho que depende. ;-)

Alguns dados dos que estão aí não estão acurados, como o que afirma que quase 100% das nossas crianças estão nas escolas. Só vi algo perto disso em Cuba. Sabe aquele poster no aeroporto? É verdade mesmo! :-DDD

Aqui no Brasil a frota de helicópteros é imensa porque a massa miserável é imensa. Reduzindo o problema: O cara paga um salário de fome pros empregados, sonega até não poder mais, fora outros expedientes. Sem contar os donos de bancos, a massa mais protegida aqui no Brasil...e no resto do mundo.

Tb não acho o carioca nada solidário,muito pelo contrário, acho interesseiro, com aquela malandragem e jeitinho que beiram a pilantragem - óbvio que existem honrosas e fantásticas exceções!

Em termos de Brasil, tive experiências fora de série na Paraíba! São pessoas de outro mundo, fantásticas!!! Aliás, o povo nordestino como um todo é composto de brasileiros que conheci quando menina, mas que no Sudeste quase não existem mais.

Desculpe discordar de uma coisa ou outra...acho que é trauma de época do Brasil Ame-o ou Deixe-o, daquelas campanhas ufanistas,da propaganda, da lavagem cerebral do regime militar. Naquele tempo, e hoje em dia tb me parece, ser patriota é só uma forma de não querer questionar, moldar a realidade para ajustar-se ao que querermos e aceitar as coisas como são.

Ou não. ;-)

Abraços, perdoe o comentário longo!

Cristiane A. Fetter on 6 de fevereiro de 2009 às 19:10 disse...

Está perdoada, já que você frequenta um blog democrático, fique a vontade em concordar ou discordar.
Por isso é sempre interessante ler os comentários para saber como andam as opiniões não é mesmo?
bjks

Cheers! Fla disse...

Olha, o Paul sempre me disse que brasileiro tem trauma de ser brasileiro e se acha inferior ao resto do mundo, tudo eh melhor nos outros paises do que no proprio Brasil, no comeco eu achava ruim, mas depois de pensar e refletir em proprios comentarios e atitudes minhas percebi que era verdade.


bjs

Cristiane A. Fetter on 7 de fevereiro de 2009 às 08:17 disse...

Eu entendo o que o Paul disse, acredito que por causa de nossa cultura, crescemos em um ambiente em que somos inferiores, coitadinhos, que os outros são sempre melhores e por causa disso ficamos acomodados esperando que os céus resolvam os nossos problemas.
Mas eu acredito que isto esteja mudando, a educação está vindo aí para isso, tirar esta pecha de pobres coitados que não podem fazer uma coisa bem.
bjks

Lola on 10 de fevereiro de 2009 às 09:02 disse...

Você já havia contado a história desse vizinho para mim, achei ridículo, mas, temos que agüentar, coisas melhores sempre aparecem... Aqui, também sou a chata ás vezes, porque quero limpar o terreno que o dono abandonou e está cheio de lixo e a dengue está por perto, algumas pessoas ajudam, outras só reclamam, não ligo e faço a minha parte, vou lá e limpo, também limpo a laje de um vizinho que é idoso e não consegue subir escadas, geralmente ele me dá cloro para colocar, vivo brincando com as crianças para não jogarem lixo na rua, com esse meu jeito meio doido, eles acabam cooperando também, quando não o fazem, o faço com que peguem os amigos colocam pilha e funciona,rsss... Incrível como as crianças entendem melhor que os adultos daqui! Esta semana estou esperando a COMLURB, eles irão limpar o terreno, caso não venham, vamos juntar e pagar um rapaz para jogar tudo na rua e nivelar o terreno, cercar e plantar algo, assim, evita que joguem lixo... Depois que o aterro estiver na rua, eles vem pegar, incrível porque não podem limpar um terreno que está abandonado! Mas, temos que continuar fazendo nossa parte!
Beijos.

Cristiane A. Fetter on 10 de fevereiro de 2009 às 16:34 disse...

É isso aí Lola.
bjks

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino