Lei do Retorno


Imaginado por Cristiane A. Fetter







Estava lendo um post do blog Sombra do Sol, onde ele se indagava de como agia com o mundo a sua volta e lembrei-me deste texto que fiz para o O Futuro do Presente e resolvi trazê-lo para cá, é sempre bom lebrar disso.







Em um belo e frio fim de tarde de um domingo outonal, estava eu chateada com não ter nada para fazer, quando me deparei com um comercial de uma seguradora americana. Ele dizia que todos temos uma responsabilidade com os outros. Era um comercial para vender seguros, mas o tema é muito interessante.







Faça o bem sem olhar a quem ou O que desejares para mim que venha em dobro para você, são duas frases "populares" que seu sempre ouvi enquanto crescia. Acredito muito na lei do retorno. Se você faz uma gentileza, ela volta, se você faz uma grosseria, ELA VOLTA!.







Temos responsabilidade sim com outros humanos que vivem ao nosso redor. Discutimos muito hoje em dia em como trabalhar para diminuir a poluição em nosso planeta. Também temos que trabalhar nossa consciência coletiva. Vivemos em comunidade e não adianta, precisamos de outras pessas que precisam da gente.







Se eu sempre faço algo em prol da comunidade em que vivo, outros terão um exemplo para também fazer a mesma coisa. Mesmo que isso seja um simples abrir de porta para uma pessoa que está carregando bolsas e está com as mãos ocupadas.







Sempre procurei fazer isso no meu dia-a-dia. E vou contar uma coisa que eu sempre fazia quando saía para o trabalho (quando ainda morava na zona sul do Rio de Janeiro onde o tráfego é muito alto nos horários de rush). Quando eu chegava à saída do prédio com meu carro, ficava aguardando que alguém me desse a oportunidade de passar para a rua, então logo a seguir eu fazia a mesma gentileza com outra pessoa que precisava de espaço. Aí vem a lei do retorno. Gentileza gera gentileza. Aí está a nossa responsabilidade.







Ajudar alguém que carrega peso, abrir uma porta, dar uma carona para um vizinho, ceder seu lugar no ônibus, não varrer sua sujeira para a calçada do vizinho, não deixar o som alto ao ponto de atrapalhar o bebê que está dormindo do outro lado da parede, pregar um botão para o irmão que está sem tempo para isso, pesquisar na internet um tema para sua mãe que não entende como fazer, e por aí vai.







É como se fosse uma daquelas correntes enviadas por e-mail, você recebe e passa para mais 10 pessoas. E funciona.







E nossa responsabilidade fazer com que o ambiente em que vivemos seja muito mais agradável, por isso é tão interessante ver as pequenas cidades brasileiras, onde todo mundo conhece todo mundo e ajuda todo mundo. Alguns vão dizer que em grandes cidades isto não é fácil, ok eu concordo que não é possível fazer isso, mas é possível fazer no condomínio, na sua rua, no seu trabalho, na sua escola, não é impossível.







Sempre me taxaram de chata por querer ser correta e não querer "embrutecer" por qualquer coisa, mas eu acho que devemos sempre tentar um acordo para qualquer situação antes de tomar decisões mais radicais e principalmente dar o exemplo as gerações que estão vindo.



Isto é nossa responsabilidade.







De acordo?







Depois encontrei um video no youtube que fala exatamente do exemplo que damos as crianças. Olha aqui

































9 comentários:

NANDO DAMÁZIO disse...

Oi, Cris, como é gostoso vir aqui, sério mesmo, hehe, adoro seu jeito de se expressar, descomplicada, dinâmica, bem-humorada ..
Fico aqui lendo os posts atrasados ao som das musiquinhas maneiras (enquanto tô escrevendo isso, já tô ouvindo a terceira) é um cantinho bem familiar e aconchegante !!

Bem, acho que ficou meio "rasgação de seda" mas é que me deu vontade de falar isso agora, acho que inspirado pela música, hehe ..
Lei do Retorno, você definiu muito bem .. Acho que é de fato a única lei realmente imutável, não importa o que a gente faça, ela sempre prevalece !!
Que videozinho impressionante, né, muito bem feito mesmo, imagens que tocam fundo e fazem pensar !! Nossos filhos são os bens mais preciosos de nossa vida !!
Abração, Cris, até logo !! =)

Geovana on 21 de fevereiro de 2008 às 03:38 disse...

Oi Cris, é isso mesmo.
vou citar um pequeno exemplo:

Cheguei no meu condomínio e encontrei gatos abandonados, comendo lixo, se reproduzindo e os filhotes morrendo.Amo gato e, vendo aquela situação, resolvi adotá-los.
Dei ração e cuidei dos filhotes. Muitos moradores, em vez de ver na atitude algo bom, me culparam dizendo que eu levei gatos para o condomínio e que a comida atrairia os ratos.
Hoje consegui castrar quase todas as fêmeas, o condomínio não tem ratos e muitos moradores reconherem a importância dos gatos no controle de pragas.
Se eu tivesse revidado com medo ou agressividade e deixado de lado a minha missão, perderia a oportunidade de melhorar o lugar que vivo e dar o exemplo às pessoas, principalmente às crianças e me vêem cuidando dos animais.

Vai lá me ver (http://www.meninorude.blogspot.com)
Beijão.

Sombra do Sol on 21 de fevereiro de 2008 às 06:11 disse...

Olá minha amiga bom dia, vim ler seu texto e parabeniza-la pela forma simples e direta que aborda um assunto tão importante e que diz respeito a todos nós, a delicadeza cabe em qualquer lugar, pena que nos dias de hoje perdemos um pouco do referencial que havia antigamente, nas cidades pequenas como exemplificou. Ainda bem que existe pessoas com sua sensibilidade e que nos proporciona momentos de boa leitura e meditação. Procuro sempre em meus textos ter o cuidado da forma que me expresso justamente para poder tentar fazer nosso mundo mais fraterno e irmão. A palavra cuidado apresenta várias derivações, contudo sempre terá a idéia de preocupação e inquietação por alguém. A pessoa que tem cuidado, tem amor e preocupação por algo ou por alguém. É certo que cuidado possui duas significações básicas. A primeira entendida como desvelo, ou seja, atenção para com o outro. A segunda entendida como preocupação, pois a pessoa que cuida, preocupa-se e sente-se responsável pelo outro, como o vídeo que você postou, é preocupante, pois nossos filhos refletem o que somos. Tenha uma excelente quinta com muita paz, saúde e amor. Abraços fraternos do amigo.

Cristiane A. Fetter on 21 de fevereiro de 2008 às 08:26 disse...

Oi Nando, quando lí o que você escreveu fiquei até emocionada.
Faz isso não mininu.
É delicioso ler um depoimento como esse.
Brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu!

Você disse bem, nossos bens mais preciosos são os filhos, temos que ter o cuidado de passar os valores corretos, se não eles serão adultos sem conteúdo.

Beijocas

Cristiane A. Fetter on 21 de fevereiro de 2008 às 08:28 disse...

Geo, isso acontece todos os dias com aqueles que querem fazer o seu mundo melhor, tem sempre um "zé mané" para reclamar sem nem saber porque, ou simplesmente por que não quer ter o trabalhado de fazer o mesmo.
Eu penso sempre assim, vou fazer porque eu acho certo e tenho certeza que pelo menos 1 pessoa vai ficar "tocada" pelo meu gesto e vai multiplicá-lo.
Beijocas

Cristiane A. Fetter on 21 de fevereiro de 2008 às 08:31 disse...

Então Sol, foi inspirado no que você escreveu que eu trouxe este testo antigo para cá.
Isso é fato, se você fizer algo legal, isso volta para você, é física: para cada ação existe uma reação.
Coisas boas, reações boas.
Coisas ruins, reações ruins.
Abraços fraternos.

TIAGO ENES on 21 de fevereiro de 2008 às 11:19 disse...

Oi

O Blog tá muito legal!
Bons posts!

Parabéns!

Abraço!


Se puder visite!!!

http://tiagoenes.blogspot.com/

Rita de Cassia on 21 de fevereiro de 2008 às 11:54 disse...

Já ví este vídeo, não lembro onde... ele me lembrou minhas filhas. Elas parecem eu pequenina, falam, andam e agem como eu e o pai delas são um pedacinho de nós. Crianças aprendem mais por observação do que pelo que dizemos a elas para fazer. Sou espírita e conheço bem a lei da ação e reação.
Precisamos exercitar: Fazer ao outro o que queremos que façam para nós!
Duvido que o mundo estivesse como está, basta isto, é simples.
Bjs
Rita

Cristiane A. Fetter on 21 de fevereiro de 2008 às 12:27 disse...

Você viu no mesmo post, só que no O Futuro do presente, até comentoulá também.
Beijocas

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino