Transplante de medula óssea


Esta semana só vou falar sobre o transplante da medula, para ver se cai por terra o medo das pessoas em realizar este ato. Este material eu retirei do blog Luís Flávio o início de uma luta. Vamos tomar coragem e nos cadastrar nos centros de transplante e você pode obter maiores informações no site do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea o REDOME.

O transplante de medula óssea (TMO) é a modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras das doenças hematológicas (do sangue), benignas ou malignas; hereditárias ou adquiridas.Todas as células maduras que circulam no sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) provêm de uma única célula contida na medula óssea, chamada célula progenitora. Por esse motivo, o termo transplante de medula de óssea (TMO) vem sendo modificado por um termo mais específico: transplante de células progenitoras hematopoéticas (TCPH). Tal denominação reflete melhor o tipo de procedimento realizado e o tipo de célula que o paciente irá receber para reconstituir sua medula óssea.Em inglês, o termo usado para denominar a célula progenitora é “stem cell”. Nos adultos, tais células estão localizadas principalmente nos ossos chatos como a bacia, o esterno, costela e vértebras. O procedimento de doação é feito com a retirada dessas células, que consiste de múltiplas aspirações com de agulhas especiais.

Como pode ser feito o transplante de medula óssea

A realização do transplante consiste na injeção de células progenitoras hematopoéticas saudáveis na medula do paciente após condicionamento. O condicionamento é o uso de altas doses de quimioterapia associados ou não à radioterapia corporal para que o paciente seja tratado de sua doença hematológica.O transplante pode ser feito com células progenitoras de um doador compatível, aparentado (quando o doador faz parte da família do paciente) ou não-aparentado (doador voluntário compatível encontrado em registros públicos, como o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME, no Brasil). Em ambos os casos, esse transplante é denominado transplante alogênico.Pode-se também fazer o transplante com as células progenitoras da medula do próprio paciente. Esse tipo de transplante é denomidado transplante autólogo.

Nesse caso, o paciente em remissão se submete a um tratamento com fator de crescimento de granulócito e monócitos (G-CSF) para mobilizar as células progenitoras para o sangue periférico.Para se obter células progenitoras do sangue periférico em número apropriado para o transplante, utiliza-se um equipamento chamado máquina de leucaférese. O sangue é separado e as células progenitoras são coletadas de acordo com o seu peso e armazenadas em um compartimento especial. Para fazer o transplante, as células progenitoras são infundidas na corrente sangüínea do paciente e se implantam na medula óssea (que foi previamente condicionada) iniciando a reconstituição hematopoética da medula. Com a infusão de células progenitoras suficientes do paciente (transplante autólogo) ou de um doador próximo e compatível (transplante alogênico), a função da medula e a produção das células do sangue são restauradas de maneira suficiente a permitir a recuperação de um tratamento intensivo.

Formas de transplantes

Há quatros formas de transplante:1) Alogênico: as células progenitoras provém de um doador previamente selecionado por testes de compatibilidade, principalmente o HLA (antígeno de hispocompatibilidade leucocitária) normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. Os bancos de medula óssea podem ter cadastrados doadores adultos ou bancos de cordão umbilical.2) Autólogo: as células progenitoras provém do próprio paciente.3) Singênico: as células progenitoras provém de gêmeos idênticos (univitelinos).4) Haploidêntico: a técnica consiste em manipular as células de um doador parcialmente compatível, de modo a fazer com que sejam toleradas pelo organismo do receptor

8 comentários:

Isabella on 18 de março de 2008 às 11:28 disse...

Oi Cris,

muito bacana sua iniciativa!

No dia 18 de ABRIL vou fazer uma blogagem coletiva sobre o filho autista de uma amiga. Se vc quiser participar, é só passar lá no TQG.

bjs e obrigada!

Cristiane A. Fetter on 18 de março de 2008 às 11:42 disse...

Isabella minha filha, já tinha me candidatado mais cedo.
Tá lá nos comentários.
Beijocas

Liz / Falando de tudo! on 18 de março de 2008 às 13:16 disse...

Eu ainda estou por postar o caso da nossa amiga enfermeira ai embaixo, mas estou tocada com o caso e este sera meu proximo post! Espero sinceramente que consigam slvar a vida do garoto!
Muito obrigada por assinar meu "guetsbook"!!
Passando pra te desejar uma excelente semana, acho que este foi um bom dia pra vim aqui, adorei!
Também aproveito a oportunidade pra te convidar a vim dar um olhadinha no meu blog de fotos:
www.falandodefotos.blogspot.com
Um abraço!

Adriana on 18 de março de 2008 às 13:34 disse...

Cris,

Muito boa a sua idéia! É mesmo importantíssimo divulgar o máximo de informações, afinal, como eu sempre falo, a ignorância é a mãe de todos os preconceitos... Eu mesma estarei aqui para saber mais sobre o assunto!

Beijos!! ;)

Cristiane A. Fetter on 18 de março de 2008 às 14:28 disse...

Oi Liz, fica tranquila, o importante é divulgar quando puder.
Obrigada
Beijocas

ps.: já vou lá conhecer o album

Cristiane A. Fetter on 18 de março de 2008 às 14:30 disse...

Gostou Adriana, eu achei também que iria ficar legal, pois assim a semana ficaba embalada no assunto.

Beijocas

on 18 de março de 2008 às 15:34 disse...

Olá Cristine!

Parabéns por brilhante iniciativa, abraçar causa tão nobre é um exemplo para muitos.
Também junto com a vc, a Du do Norte e Adriana do Espiratananet, abraço está causa, e já no dia de hoje fiz minha postagem, amanhã colocarei vários endereços que encontrei para doação de medula e outros. Também coloquei seu logo do lado esquerdo do meu espaço com o endereço da Bahia e da minha cidade natal, Campinas São Paulo.
Que continue te abençoando sempre e sempre, para que poças continuar a fazer obras tão divinas.

Beijos em seu coração!

Vovó Rô!

Cristiane A. Fetter on 18 de março de 2008 às 19:08 disse...

Oi Rô, pessoas com uma alma tão linda só podiam ajudar nesta divulgação.
Muito obrigada minha querida.
Beijos no seu coração.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino