Reciclando textos - O valor do Elogio Parte Final


Posso concluir que a maioria dos médicos brasileiros, ou pelo menos muitos que conhecemos, MERECEM e DEVEM receber elogios. Aqueles profissionais que estão sempre buscando mais informação, mais conhecimento para tratar melhor seus pacientes, aqueles que buscam criar uma ponte entre o que o paciente sente fisicamente e o que ele sente na alma, aqueles que trazem um pouco de tranqüilidade a quem o procura, aqueles que tentam diminuir as dores que estas pessoas carregam.

As vezes somente um pouco de “boa” conversa já elimina 50% dos problemas de quem o visita, este profissional entende que tudo está interligado. Ele também entende que retornará para casa mais tranqüilo, com mais energia para dedicar a família ou a ele mesmo e muito mais disposição para reiniciar tudo no dia seguinte. Acompanho bem de perto a carreira da minha dentista e sei o quanto é difícil tratar das dores, medos, incompreensões e cobranças de seus pacientes. Vejo seu esforço em compreender e também ser compreendida, em melhorar e crescer dentro de sua área.

Percebo o valor do Elogio em meu filho. Quando ele faz uma coisa que sabe que está certa, ele aguarda a minha aprovação, ou seja, o meu elogio pela execução correta de alguma atividade ou simplesmente por ter feito algo “engraçadinho”. Eu sei que isto vai ajudar muito em seu futuro fazendo com que ele diferencie o que é bom e o que não é. Vai reforçar sua auto-estima em tentar realizar tarefas e claro executá-las bem, mas estas são pequenas divagações de uma mãe exilada nos Estados Unidos.

Vamos olhar em volta e investir no bem estar de quem nos rodeia. Vamos usar do mesmo sistema que utilizamos com as plantas, um pouquinho de água, um pouquinho de adubo, um solzinho, tira do vento, poda um pouquinho, e na primavera ela virá trazer a alegria de muitas flores. O Brasil como todos sabem é um campo difícil de ser plantado, é muito pedregoso e tem pouca irrigação, por isto quando uma planta resolve crescer neste solo merece ser bem tratada e ser muito elogiada.

É importante quebrarmos algumas barreiras que existem dentro de nós. Às vezes com a vida atribulada que levamos não conseguimos encontrar espaço para avaliar o que acontece ao nosso redor e abrir nossa mente para entender que da mesma forma que gostamos de ser reconhecidos pelos outros o inverso também acontece. Vamos jogar a vergonha ou até mesmo o orgulho para lado e elogiar aqueles que fazem parte de nossas vidas. O carteiro, o cada da feira, aquele caixa do banco, o atendente do telemarketing, nosso animal de estimação, o encanador, pais, cônjuges, filhos, agregados entre outros.Ou como dizia José Datrino – GENTILEZA GERA GENTILEZA – mais conhecido como Profeta Gentileza (http://www.riocomgentileza.com.br/).


Vamos reconhecer o valor do elogio e investir nesse pequeno gesto que tão bem fará ao nosso hoje e principalmente ao nosso futuro.



Segundo a wikipedia: Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém. Deriva de duas palavras da língua grega: ευ – que significa ‘bom” ou “bem” – e λογος – que significa palavra, fase, fala, etc. Um elogio serve também como uma ferramenta educacional utilizada para motivar outras pessoas, aumentando sua auto-estima ou corrigindo um defeito.

10 comentários:

Nina on 14 de março de 2008 às 15:40 disse...

Eu li a respeito disso em um texto que recebi na reunião de pais da escola da minha filhota. isso faz alguns anos, mas pratico desde então. E é impressionante como ela, tão miudinha e insegura, se tornou a criança confiante e ávida por informações novas de hoje.
Essa é uma campanha pra humanidade, elogiemos uns aos outros e cresçamos juntos.
bjs!

Cristiane A. Fetter on 14 de março de 2008 às 16:47 disse...

Oi Nina, a gente não tem mesmo o hábito de elogiar, a gente acha que faz parte da rotina, quando da realidade não é.
Quantas vezes eu esqueci de elogiar como deveria.
Mas há sempre tempo para corrigir isso.
Beijocas

NANDO DAMÁZIO disse...

Um elogio é a forma mais gratificante de reconhecimento ..
Gostei dos textos ..
Beijo, Cris !! ;-)

Baby on 15 de março de 2008 às 07:17 disse...

Legal o texto, um elogio verdadeiro é sempre bom, faz bem pro ego e pra nossa autoestima, beijos fraternos

Liz / Falando de tudo! on 15 de março de 2008 às 07:49 disse...

Nosso adorei! Eu percebi que ultimamente temos feito muitas cobranças aos nossos filhos, e pouco temos elogiado o desenvolvimento deles e o esforço e ajudar na tarefas domésticas. Hoje no jantar vou me redimir! As vezes a gente quer melhorar as pessoas, e esqueçe que um elogio é muito mais eficaz que impossiços.
Meu anjo vim aqui pra te desejar um bom fim de semana, mas também pra te pedir que va la no meu blog e assine meu "guetsbook"! Eu sou uma bobona mesmo, mas quero o meu "guetsbook" com recadinhos de amigos de todo lugar do mundo, e seria uma honra pra mim ter você também!! Muito obrigada
Liz

Cristiane A. Fetter on 15 de março de 2008 às 10:24 disse...

Oi Nando eu também acho.
Que bom que você gostou.
Beijocas

Cristiane A. Fetter on 15 de março de 2008 às 10:25 disse...

Baby, eu também acho, as vezes algumas pessoas acham que estamos mimando as pessoas, mas quem não gosta de um mimo?

Beijocas

Cristiane A. Fetter on 15 de março de 2008 às 10:27 disse...

Oi Liz, eu também acho, e como toda mãe preocupada eu cobrava muito do meu filho, a ponto da pediatra chamar minha atenção.
Desde que eu parei de cobrar e elogiava os acertos aconteceu uma grande mudança.
Mesmo quando eu peço para ele fazer algo, como arrumar sua própria bagunça, eu elogio, digo que ele é ótimo, que está ajudando a mamãe a arrumar a casa, ele delira de alegria.
Pode deixar, eu vou passar lá sim.
Beijocas

Isa on 17 de março de 2008 às 01:07 disse...

É isso aí! Gentileza e bondade são atitudes que devemos adotar em nosso dia-a-dia, e devem fazer parte SEMPRE dos nossos pensamentos!
Eu tenho costume, que meus pais me ensinaram, a cumprimentar todo mundo. Mas é todo mundo, mesmo, e vira e mexe por causa disso, eu dou um "alô" desavisado pra algum manequim na calçada e (foi só uma vez!) pra um boneco de Papai Noel.... (Ah, é que ele se mexia tanto, que pensei que estava me dando oi...)
Heheeh, mas tenho certeza que com todos os bons exemplos que você dá para o seu filho, ele também vai acabar cumprimentando até poste! Rsrsrsrs...

Beijos!!

Cristiane A. Fetter on 17 de março de 2008 às 08:39 disse...

Oi Isa, meu filho também é assim, eu o chamo de Vereador, dá tchau para todo mundo, para as pessoas para conversar é muito engraçado.
Mas a gente também pode dar bons exemplos para os amigos, namorados, médicos ou seja todos que estão ao seu redor.
Gentileza gera Gentileza.

Beijocas

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino