Tempero de Rua


Quem nunca viveu em um lugar com neve não sabe o que é temperar uma rua.

Ein? Temperar a rua? Calma vou explicar.

Por quê neva? Vou explicar rapidamente. Para nevar é preciso uma conjunção de fatores, muitas nuvens, pressão atmosférica ideal (algo em torno do 0 grau), e todas as zonas de temperautra ajudando. A precipitação das nuvens começa como neve e quando ela vai passando por estas zonas pode virar chuva (se estiverem quentes) ou granizo (se estiverem muito frias) ou ainda continuar como neve. Basicamente é isso.

Agora vem as implicações disso no chão. Se o solo estiver quente, assim que ela cai derrete ou escorre (se for chuva), se estiver frio vai se acumulando, é o que aliás tem acontecido muito aqui desde o dia 19 de dezembro de 2008, tem feito muito frio e nevado muito, sem tempo para o gelo derreter.

Depois que a neve cai (e isso em uma quantidade grande), primeiro ela cai "fofa" e depois de um tempo no solo - eu acredito que de 12 a 18 horas depois - ela fica mais compacta e endurecida, é o ponto ideal para brincar de escorregar nela, é quando também os perigos aumentam, em alguns lugares ela fica tão compacta que se transforma em gelo, como o dos cubos do seu freezer.

Então, se cai neve na sua calçada, nos seus degraus e nas ruas e ela não é limpa, com a passagem das pessoas e das rodas sobre esta neve, esta compactação acontece mais rápido, fazendo com que o perigo de escorregar também seja maior também. Isso também pode acontecer se chover e logo depois fizer muito frio, a água congela, ou se então a neve estiver derretendo por causa de uma temperatura mais elevada e logo depois vier uma frente fria, tudo congela. Foi por uma combinação dessas que eu escorreguei no gelo e quebrei o braço em fevereiro do ano passado.

Para diminuir este "problema" o recomendado é você limpar a neve logo que ela cai e depois jogar um sal, que em muitos casos tem em sua fórmula Cloridro de Potássio/Cloreto de Sodio/Uréia e outros compostos mais ou menos e lembra muito o sal grosso usado no churrasco. Ele tem a propriedade de quebrar ou até mesmo derreter o gelo compactado no chão. Como ocorre este processo químico, eu não tenho conhecimento para explicar, só sei que funciona e muito bem. Também não sei o quanto ele é agressivo ou não a natureza, só sei que ele salva vidas ou então evita acidentes como o que eu sofri (se tivesse usado o sal na escada).

Então é assim: O tempo fica nublado, faz muito frio, começa a nevar e você tem que ir lá fora tirar o acumulo de neve ou granizo, mesmo com ela caindo na sua cabeça, joga o sal para evitar que a neve vire gelo, ou então para derreter o que já se formou. Se nevar muito no dia seguinte ou chover você tem que ficar atento para evitar nova formação de gelo.

Aqui em New Jersey exsite uma lei em que você é obrigado a limpar os lugares por onde onde as pessoas passam, para que ela não se machuque caso escorregue, você é o responsável por isso e se esta pessoa cair e se machucar na sua calçada ela ainda pode te processar. Já as ruas quem cuida são as prefeituras, elas limpam e jogam este sal evitando assim que os carros derrapem, já que a vida tem que continuar e é necessário limpas estas vias.

Por isso eu digo que é temperar o chão. Imagine você chogando sal de churrasco no quintal da sua casa? É mais ou menos por aí.

Expliquei?

22 comentários:

Renata Nogueira on 29 de janeiro de 2009 às 19:09 disse...

Cris, ver neve é lindo pra quem está de passagem, né? Essa rotina de "temperar" a rua deve ser um saco!!! Mas console-se, aqui em Vitória, ao invés de temperar neve, eu tenho que lavar(imagine a culpa de gastar água!) quase diariamente, a sujeira do pó de minério que vem da Siderúrgica de Tubarão, senão fica impossível viver com a camada de pó que toma conta da casa. beijão

Elaine on 30 de janeiro de 2009 às 03:11 disse...

Olá!
Menina, que vida!
Eu sou muito mais uma pessoa do frio do que do calor mas assim eu acho que não ia gostar não.
Sem contar que vivar no põe casaco, tira casaco, põe de novo, torna a tirar deve ser triste!
É muito solitário aí?E como você foi parar nessa aventura?
Fique com Deus, e não esqueça o sal e o casaco.
Beijos.

Carla Beatriz on 30 de janeiro de 2009 às 04:19 disse...

Quando eu estive em New York, em janeiro de 1996, nevou muito e as ruas estavam com uma camada de mais ou menos meio metro de neve, tendo somente os "caminhos" abertos para as pessoas passarem. Lembro também que tínhamos que andar com cuidado onde houvesse gelo no chão, para não escorregar.
Nas ruas, a neve se juntava à sujeira, dando um aspecto de areia pelo chão. Lembro de ver os caminhões limpa-neves pelas ruas. Como eu fiquei no dormitório de um College, não cheguei a ver o pessoal jogando sal na neve.
Cada um enfrenta seu clima. Aqui em Porto Alegre, o tempo tem alternado entre quente e abafado, chuva, quente e abafado novamente, com temperaturas médias perto dos 30ºC e umidade altíssima, fazendo com que a gente comece a suar logo após tomar banho. Eu adorei o clima seco de New York! Odeio este clima quente e úmido de POA ... e frio e úmido no inverno. Bah!

Bibelô on 30 de janeiro de 2009 às 05:21 disse...

Tá muito bem explicado!!! Sempre achei os norte-americanos um poco doidos. O unico problema que me pacere e para que tem pressão alta com tanto sal qualquer tombo certamente e fatal!!!! rsrsrsrsrr

Geovana on 30 de janeiro de 2009 às 05:25 disse...

Cris, vou arriscar em explicar o processo. Não é químico, é físico. Substâncias impuras tem seus pontos de fusão e ebulição modificados. A água com gelo é uma mistura eutética que são junções de substâncias puras onde o ponto de fusão fica o menor possível. Por exemplo a solda que tem seu ponto de fusão menor que o estanho ou chumbo separado. Para a água com sal, o gelo adquire um ponto de fusão abaixo de zero e derrete.

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2009 às 07:02 disse...

Pois é Renata, imagino a poeirada, mas eu te digo, eu prefiro isso ao frio, pelo menos você pode ir lá fora lavar sua calçada, de short, camiseta e chinelo, para eu ir lá fora jogar o sal tenho que me preparar para a guerra, arf, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2009 às 07:24 disse...

Oi Elaine, eu também gosto de um pouquinho de frio, como é no início da primavera aqui, dias mais claros e ensolarados e noites mais frias, uma delícia.
Então, meu marido foi convidado a trabalhar aqui, no braço americano da empresa dele no Brasil, então eu larqguei tudo e vim para cá com o filho que na época tinha 2 anos e o cachorrinho.
Como eu não trabalho fora é muito solitário e no frio mais ainda, os americanos são mais reservados, mas são muito simpáticos. Meu filho já está completamente adaptdado, fala fluentemente o inglês e bem o português.
Posso te dizer uma coisa, não dá para esquecer o casaco e todas as outras coisas quando a gente sai de casa, o frio não deixa, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2009 às 07:32 disse...

Oi Carla eu conheço bem POA, sei como aí é complicado no inverno, eu não conheci uma mulher aí que não tivesse um secados de cabelos, eu fui sem o meu na última vez e meu cabelo demorou quase 24 horas para secar depois de lavado.
As pessoas que normalmente vem para estudar por aqui realmente não prestam atenção a estes detalhes de quem mora aqui, até pq quando você ia para a rua a galera já tinha feito o serviço, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2009 às 07:34 disse...

Bibelô, de toudor a louco todo mundo tem um pouco, rs.
Sabe esta visão que o brasileiro tem do americano que todo mundo é louco, pois é o americano acha que no Brasil só tem favela, samba e assalto, ou seja uma visão "torta", rs.
Mas eu te digo uma coisa, se eu tivesse pressão alta não chegaria nem perto do pacote de sal.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de janeiro de 2009 às 07:35 disse...

Oi Geo, eu nem queria chegar a esta explicação técnica, até porque a visão da gente é que compramos um pacote de sal e que este sal resolve os problemas do gelo.
Mas que parece tempero de churrasco, parece.
bjks

Anonymous disse...

Bem explicado. Ufa! Quantos detalhes e cuidados pra se tomar com a neve. E essa questão de jogar o sal é pesada. Que saco enorme! Você o arrasta lá pra fora e manda vê. Deve dar um trabalhão.
Beijos querida.
Gracinda

Jhennifer Cavassola on 30 de janeiro de 2009 às 15:51 disse...

Caramba, nunca tinha parado pra pensar nessas complicações. Meu sonho é conhecer neve, que caia bastante neve!! rsss Bela psotagem, muito boa essas informações!

Obrigada pela visita, pode ter certeza que voltarei mais vezes aqui. Beijos :)

Lola on 30 de janeiro de 2009 às 18:52 disse...

Oi, linda,

Como você sempre me fala, neve é bom para ver uma vez ou outra, não todos os dias... Minha irmã já voltou de New York e mesmo sabendo que eu adoro frio, me aconselhou a ir no verão.

Bom, o que tenho a dizer? Bom churrasco de neve,rsss...

Beijão, pro meu bochechinha vermelha de novo :)

Lola on 31 de janeiro de 2009 às 00:06 disse...

Linda, tem uns carinhos para você lá em casa...


Beijoca. (essa pode ficar para você! :))

Sonhar é Preciso on 31 de janeiro de 2009 às 06:44 disse...

Gostei da aula...muito bem explicadinha. heheheheh
Por isso que fico aqui dentro de casa vendo a neve cair la fora e quando me arrisco a sair levo o marido na frente com a pá e o sal.(brincadeira)...eu adoro limpar a neve...ah...mas com o gelo eu nao me arrisco mando ele.
bjs,
me

Cristiane A. Fetter on 31 de janeiro de 2009 às 08:27 disse...

Oi Gracinda, dá muito trabalho sim, por isso agora quem limpe é o maridex, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 31 de janeiro de 2009 às 08:29 disse...

Jhennifer, que bom que você veio e que gostou da minha casa, volte sempre.
Conhecer a neve é legal, desde que você esteja em um bom hotel, bem acompanhada e depois de 1 semana volte para casa, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 31 de janeiro de 2009 às 08:34 disse...

Oi Lola, eu não acho que o verão seja uma boa época, é calor demais aqui e sem as brisas cariocas, acredito que a primavera seja a melhor estação para vir aqui. As flores estão no seu apogeu, os dias são quentes e as noites mais frescas e este período compreende de final de março a final de junho, mas se só der para vir no carlo que seja e terá que vir na minha casa viu?
Quanto aos mimos eu já vou lá pegar.
bjks

Cristiane A. Fetter on 31 de janeiro de 2009 às 08:35 disse...

Elena, você achou? que bom, rs.
O marido agora é o responsavel pela execução da tarefa de tirar a neve e o gelo, não quero mais ficar doente. Ontem só porque fui levar o filhote no dentista e depois demos uma passada no mercado, eu estou tossindo de novo e com coriza.
Não tem jeito, eu e o frio somos incompatíveis.
bjks

Anny on 31 de janeiro de 2009 às 14:59 disse...

Cristiane:
Então já temperou a rua, já fez uma comidinha gostosa e agora está batendo papo com a gente.
Nossa! Meu filho está na Espanha e disse que está muito frio por lá. Contou que estava tomando uma sopa de lentilha deliciosa. Em pleno meio dia aqui. No maior calor...Fiquei na maior agonia. Mas é isto. São as diferenças.
Bom fim de semana!
Beijos,
Anny.

Cristiane A. Fetter on 31 de janeiro de 2009 às 16:51 disse...

Oi Anny, depois que ganhei um laptop do marido ficou mais fácil bater papo com vocês,rs.
Me diz uma coisa, o seu filho é brasileiro? o que ele acha da espanha?
Adoooooooooooro sopa de lentilha, mas não dá para fazer tudo o que a gente tem vontade aqui no frio, se não depois não consegue nem passar pela porta, rs.
Bota diferença nisso.
bjks

Lola on 31 de janeiro de 2009 às 18:20 disse...

Acho que será no calor mesmo! :)

Lógico que irei ver vocês e matar saudades...

Beijo.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino