Portugues para ler e escrever


Não sei se vocês sabem, mas para os brasileiros que moram em outros países, existe uma opção de assistir a programas brasileiros. A Globo, a Record e um pool de outras tvs brasileiras tem mais um canal que transmite programas para os expatriados. A maioria são programas que normamente passam no Brasil, como as novelas, jornais, minisséries, programas de humor, globo ciência, telecurso 2 grau (que foca o inglês, português, matermática), globo universidade, globo rural e todos os programas que passam no domingo, entre outros.

Algumas destas tvs fazem programas exclusivos para os imigrantes, a Globo tem um, chamado Planeta Brasil, que retrata a vida da gente que vive fora. Ela também (a Globo) incluiu na sua grade os programas da tv paga no Brasil e transmite para a gente, por exemplo: programas do GNT (Bem Star, Maria Gabriela, Mothern, Saia Justa, Superbonita, Irritando Fernanda Young, Mundo Afora, Happy Hour, Menu Confiança), o Multishow (Cilada, Lugar Incomum, Por Trás da Fama, Tira Onda, Tribos e Vai Pra Onde), Globo News (Em Cima da Hora, Via Brasil), e programas do Canal Futura.

Falei de tudo isso para dizer que acompanho o Brasil através de seus jornais e da internet, não quero perder este contato, até porque quero passar isso para meu filho, quero que ele tenha a noção do que é este país. Quando eu sei que vai passar um programa falando sobre o Brasil eu sempre o chamo, assim ele vai se acostumando e entendendo o que é festa junina, o carnaval, o bumba-meu-boi, a micareta, a árvore de natal da Lagora Rodrigo de Freitas, o Reisado, O Samba de Roda, o amor ao Futebol (sim assistimos aos campeonatos de futebol brasileiros, já que aqui o que domina é o futebol americano e o basquete), o Saci-Pererê, o Pagode, o churrasco no fim de semana.

São tantas as coisas inerentes a nossa cultura e eu quero que ele entenda e aprenda. Conheço filhos de brasileiros que seus professores solicitaram que eles trouxessem como trabalho, alguma coisa característica do Brasil, e adivinhem?, eles não sabiam de nada, e por mais que os pais tentassem (naquele momento) ensinar, isto não entrava na cabeça deles. Para eles no Brasil dia dos namorados é agora em fevereiro, que em junho a única coisa que se comemora são as férias de verão (aqui é claro, já que no Brasil é inverno), que em outubro só tem o dia das bruxas e por aí vai.

Eu poderia fazer como estes pais, simplesmente deixar que a cultura americana se instalasse na cabeça do meu filho e tudo bem. Mas eu prefiro ter trabalho. Eu o obrigo a só falar português comigo e tento passar para ele que isto é ser especial, já que ele fala duas linguas enquanto que os amigos só falam o inglês, que então ele precisa praticar para continuar sendo especial. Para mim é ruim, já que assim o MEU inglês fica capenga, mas tudo bem.

Outra parte da cultura que eu não abro mão é a culinária. Seria muito mais fácil assumir a comida americana (junk food), tudo pré pronto, tudo frito, tudo sem gosto, seria muito mais prático para mim, mas eu insisto na comida brasileira com mais frutas, mais legumes frescos, arroz em vez de batata. Esta parte é bem complicada.
Ele ouve música e tem livros em português, assiste a vídeos brasileiros como o Cocoricó, entre outras coisas. Não quero que aconteça com meu filho o que eu vejo por aqui, brasileirinhos nascidos aí, se sentirem estrangeiros no próprio país. Ter dificuldade em se comunicar com seus parentes e a coisa mais importante, ler em português. Sem contar em todo o resto da educação que normalmente se dá a uma criança.
Ufa! É mais trabalhoso, mas tenho certeza que no futuro ele vai me agradecer.

19 comentários:

Beth/Lilás on 13 de janeiro de 2009 às 19:28 disse...

Parabéns mãezona!
É isso mesmo! Imagina, você chegar no Brasil, visitar seus parentes e as crianças não conseguirem interagir com os avós, tios, primos.
Acho super importante quando os pais são brasileiros, ensinem aos seus filhos a língua e as tradições de nosso povo, tão rico nisso tudo.
E o simples fato de vc se exercitar e interagir conosco através do blog, também auxilia em muito a lembrança do idioma e a maneira correta de escrevê-lo.
Eles a agradecerão muito no futuro, claro!
bjs cariocas

PS: Passa lá e veja como o verão está pegando firme agora.

Alexsandra Moreira on 14 de janeiro de 2009 às 03:53 disse...

Minha admiração cresce ainda mais Cris ao ler este post... Muito bacana você se dedicar para que ele não esqueça as raízes... COncerteza no futuro ele irá ser muito grato. Parabéns!

bjos

paul constantinides on 14 de janeiro de 2009 às 05:45 disse...

chris
eu, minha esposa e 03 filhos nos mudados para os Estados Unidos qdo eles tinha 10, 12, 14 anos de idade. No primeiro ano concentramos no ingles, depois relaxamos e deixamos o portugues reinar na casa. Hoje minha filha com 22, outro com 20 e a mais nova com 18 todos tem fortes links com o Brasil. Seja na lingua, musica,comida ou esporte.
Acho que musica e comida sao os lazos mais fortes que resistem ao tempo. Porem, acho a lingua super importante tbm. Em casa todos falam portugues...a mais velha as vezes esquece um nome de objeto, algo mais tecnico ou especifico...
eu fico triste qdo vejo, por aqui, casais de brasileiros terem q conversar com seus filhos em ingles...porem faz parte da vida..eu mesmo , descendente de gregos mantive o amor a comida e musica grega, porem o idioma sei superficialmente... eh natural q se perca
a lingua atraves das geracoes..mas como eu dou aula de portugues aqui..kkkk..recomendo q nao seja natural nao e q todos se empenhem em manter viva a acesa a chama do idioma nos lares.
abs
paul

paul constantinides on 14 de janeiro de 2009 às 05:47 disse...

wow. qtos erros!!! (nos mudamos) eles tinham!!!!
nos concentramos no ingles...vixe, eu estou me esquecendo da lingua lusitana, pressa matinal, ou ainda nao tomei cafeh?....KKKK

to ficando doido? como sugere aqui o blog?

kkkk
abs
Paul

Anonymous disse...

Fico feliz em saber com certeza ele só vai sair ganhando e é claro! Quanto ao seu inglês sacrificado é o amor de mãe não tem preço.
Beijos!
Gracinda

Amigao on 14 de janeiro de 2009 às 09:19 disse...

Vai agradecer sim pois tudo isto será muito útil no futuro.
Parabéns.
Mãe sábia!

Beijão do amigão

Cheers! Fla disse...

Eu adorava Planeta Brasil, era tao legal ver os brasileiros batalhando, assim como nos he,he. Eu sei que vai ser dificil com a Victoria tbem, mas quero fazer assim como vc, tentar ao maximo dar e mostrar a cultura brasileira para ela.

bjs

Roseane on 15 de janeiro de 2009 às 04:14 disse...

Acho legal isso, especialmente para casos como o seu. É bom para crianças valorizarem e aprederem a lingua portuguesa. No meu caso, meu marido é brasileiro, e estamos em difícil processo de aprendizagem da língua alemã, optamos por não ter esses canais da língua portuguesa. Sentimos falta é claro, mas precisamos escutar alemão neste momento. Bjks

on 15 de janeiro de 2009 às 06:14 disse...

Boa tarde minha linda!

Essas regras novas vão me deixar doidinha, hoje é difícil...kkkk

Linda tem selinhos pra ti lá em casa.

Beijos muitos beijos!

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:37 disse...

Oi Beth, é isso aí, não sei quanto ao futuro se vamos continuar por aqui ou voltaremos, o marido quer ir para a Europa (ele passou parte da infância e adolescência lá), então eu tenho que enraizar o Brasil na cabeça do moleque.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:38 disse...

Ai Alexsandra, para com isso, assim fico vermelha, risos.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:48 disse...

Oi Paul, eu também fico triste e mais ainda quando eles voltam do Brasil e dizem que o filho não se ambientou por lá, mas entendo como é difícil trabalhar, aprender o idioma de outro país e ainda ensinar isso para os filhos, eu sou privilegiado porque nao preciso trabalhar fora, só dentro de casa.
Quando você se mudou seus filhos já tinham o português como primeira lingua e já liam também nesta lingua, imagine o meu que veio para cá com 2 anos e mal começava a articular as palavras, claro que ele aprendeu o inglês primeiro, por mais que entendesse o que falávamos.
Vamos analisar: é muito mais fácil falar shoe do que sapato que tem 3 sílabas, por isso eu insisto em que ele só fale português em casa, meu marido acha que eu estou torturando o filhote, risos, pois quando ele vem falar comigo eu digo que só respondo quando ele falar em português, ponto final. Ele para, pensa um pouco e formula a frase em português, ou seja, está dando certo. Nós assistimos juntos o Sítio do Pica Pau Amarelo e um progama chamado Via Brasil onde são mostrados costumes brasileiros.
Ontem mesmo, ele ligou para o avô no Brasil e bateu altos papos.
Quando estivemos no Brasil o ano passado eu o coloquei em uma escolinha, lá ele fez teatro, brincou de quadrilha na festa junina, aprendeu sobre costumes brasileiros, ou seja fez um intensivo de brasilidade, risos.
Ser brasileiro é ser espontâneo, é jogo de cintura, é ter musica dentro do alma, é falar uma lingua que tem a palavra saudade, é isto que quero passar para ele.

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:49 disse...

Liga não Paul, as vezes os pensamentos são mais rápidos que os dedos, risos

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:50 disse...

Oi Gracinda, é isso aí, não tem preço.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:51 disse...

Oi Amigão, sábia eu não sei, mas teimoooooooooosa, com certeza, risos.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:52 disse...

Flávia, tem que ser cabeça dura e muitas vezes deixar o coração de lado quando eles olham com aquela carinha de cachorro molhado e com frio, se não a gente não consegue.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:54 disse...

Pois é Roseane, seu eu não tivesse filhos este também seria o nosso canal e com certeza eu já estaria falando um inglês muito melhor do que falo hoje.
Estaria trabalhando fora tendo um contato social maior com os americanos (como você), mas por causa do filho decidimos que eu ficaria em casa até que ele entrasse na escola regular que só acontecerá em outubro do ano que vem, vamos ver se até a crise diminiu e os empregos voltem a aparecer.
bjks

Cristiane A. Fetter on 16 de janeiro de 2009 às 07:55 disse...

Oi querida Rô, eu já fui lá na sua casa tá?
obrigada.
bjks

Evellyn disse...

Excelente atitude, com certeza seu filho sairá ganhando, e muito!
Acho que não conseguiria ficar sempre sem ouvir meu idioma, nem que fosse na TV!!! Sei que isso interfere no aprendizado de uma outra língua, mas não conseguiria deixar todas as minhas raízes pra trás.
Bjs

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino