Desequilíbrio emocional X excesso de peso


Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola o desequilíbrio emocional interfere no peso, mesmo de quem come moderadamente, A explicação:

Será mesmo? A maioria das pessoas e até mesmo médicos e nutricionistas costumam dizer que o que engorda é comer muito e de forma errada. Porém, de alguns anos para cá, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que é mesmo verdade que pessoas que sofrem de estresse, angústia, ansiedade, depressão, ganham peso mais facilmente. E o que é mais incrível: sem comer de forma exagerada.
Por que isso acontece? Existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de estresse, são estimuladas e produzem alguns hormônios, entre eles o cortisol.

Já há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente se descobriu que esse hormônio está aumentado em pessoas que têm alterações emocionais . O pior de tudo é que as pessoas que ganham peso devido ao estresse tendem a acumular gordura na região abdominal, o que aumenta as chances de doenças como diabetes, pressão alta, infarto e derrame .

Além do cortisol, sabe-se que um outro neurotransmissor (mensageiro que ativa o cérebro) conhecido como serotonina também influência o comportamento alimentar. Níveis baixos de serotonina no cérebro podem causar sintomas de tristeza e depressão e aumentam a compulsão pela comida, principalmente carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM) têm níveis de seretonina baixa durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras durante esses dias.

Síndrome do pânico, depressão, ansiedade e estresse vêm sendo consideradas como doenças do século e, em boa parte, conseqüência de vida moderna e de fenômeno de globalização .

O que fazer?
Em primeiro lugar, é importante ter consciência de que estes são fatos reais e que devemos investir em uma atividade física regular pelo menos três vezes por semana. Isso ajuda a aumentar naturalmente os níveis de seretonina e, se possível, praticar técnicas como yoga e meditação para baixar o estresse e melhorar a qualidade de vida.
Dormir bem também é fundamental, além de procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos. Caso haja necessidade , existem medicamentos que podem auxiliar desde que sejam receitadas pelo médico.

Material recebido de Rui Ventura no UM EX-GORDO
Mais informações sobre o endocrinologista Veja Abril

5 comentários:

Rita de Cassia on 1 de julho de 2008 às 13:01 disse...

Lendo este texto fiquei pensando se sou uma desequilibrada... a d o r o comer. Como tudo ou quase, sempre que me perguntoam se como isso ou aquilo eu respondo: Dá pra começar pelo que eu não como? Manga, mangaba, rabada e beringela. O resto tudo pode! Estou acima do peso, mas nem tanto, pelo que como já era pra ter explodido. Apesar de que as porções não são tão grandes. Agora pra falar no que me leva a comer.... é só ver pra ter vontade... ou alguém falar em comer, ou qualquer coisa. Tô sempre com vontade de comer. Não tem motivo felíz ou infelíz, cheteada ou eufórica, com TPM ou pós-TPM dá no mesmo. Comer é BOM!!!! Será que sou desequilibrada? Acho que não! Amo doce, todos mas raramente como. Minha avó era diabética, então desde criança tenho o sinto medo de também ficar diabética. Uso pouquíssimo, minha pressão é baixa e a idade alta, prefiro assim. Adoro chocolate mas... tenho dores de cabeça... então raramente estou com um chocolate. O resto tudo pode apesar de que não sou fã de gorduras... Será que é isso que me ajudou a não explodir até agora???
Como da mesma forma que escrevo né?????
Bjs

Rita de Cassia on 1 de julho de 2008 às 13:02 disse...

O que uso pouquíssimo é o sal, acho que foi fome....

Lola on 1 de julho de 2008 às 15:01 disse...

Oi, moça,
Ótimas informações!

Cris, não deixe de entrar em contato antes de partir. O que acha de reunirmos as mulheres e marcarmos um almoço de despedida? Só assim eu também conheço a Cláudia!
Beijão.

Tânia Defensora on 2 de julho de 2008 às 07:32 disse...

Oi Cris!
O segredo de uma vida saudável é o equilíbrio.
O duro é se manter em equilibrio não?
Beijos

Amigao on 3 de julho de 2008 às 09:58 disse...

Cris,
Dá uma olhada no meu post de sábado passado (sofá) Vê se tu gosta!

abração do amigão

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino