Está difícil? Pode ficar pior...


Você já precisou viajar com seu animalzinho de estimação pelo Brasil? e para o exterior?, tem vontade? quer?.

Se a sua resposta para as 2 últimas perguntas acima é não, ótimo, vá viajar tranquilo, agoooooooooooooooora se a resposta é sim, prepare-se para uma via crucis. Estou dizendo isso porque acabei de passar por ela.

Em 2006 nos mudamos para os Estados Unidos e meio amigo fiel, é claro, veio comigo. Foi muito simples. Fomos até um veterinário que emitiru um atestado de saúde, após exame, dizendo que ele estava bem, anexamos a carteira de vacinação dele ao atestado, vale salientar que já havíamos informado a empresa aérea que iríamos levar um cão na área de bagagem, já que o ele (o cão) ultrapassava as medidas mínimas para ir comigo na cabine. Chegando no embarque, pagamos a taxa habitual, a cia aérea mal olhou os documentos do cachorro, ele foi embarcado, nós também e chegamos sãos e salvos ao nosso destino.

Depois de 2 anos aqui, resolvi passar um período de férias maior no Brasil e resolvi levá-lo junto comigo. Além dele não ficar com saudades, também sai mais barato. Até aí foi tudo bonito.

O problema foi na volta. Mais uma vez constatei que a falta de informações por parte das empresas aéreas é enorme. Eu acabei descobrindo sem querer, um dia antes do embarque que seria necessário algo mais além do atestado de saúde, agora precisaria de um documento emitido pelo Ministério da Agricultura (AVIAGRO). Até aí tudo bem, fomos até o aeroporto onde existe um escritório deles que é o setor encarregado da emissão do tal documento.

Claro que ele estava fechado.
Claro que não existia plantão nos fins de semana.
Claro que eu achei um absurdo.
Claro que nós viajamos e meu cachorro ficou no Brasil.

Passamos o sábado quase inteiro entre o galeão velho (Terminal de Cargas) e o novo falando com Deus e o mundo e ninguém pode nos ajudar. A recepcionista do aeroporto nos disse que era assim mesmo, que nunca ouve plantão.

Fomos embora do aeroporto cansados e derrotados. Uma das coisas que mais me expantou foi a seguinte: Existe um veterinário/plantonista do Ministério da Agricultura para receber voôs, mas não existe para a saída dos mesmos.
Faz sentido? Para mim não.

Mais um vez, quando precisamos deste tipo de serviço temos que nos adequar aos seguintes horários: de Segunda a Sexta, das 8 as 17. Quer dizer que se você tiver uma emergência em um fim de semana e precisar viajar com seus animal, você não pode. Se você tiver uma emergência as 17 horas e precisar viajar com seu animal no dia seguinte as 8 da manhã, você não pode. Simplesmente não existe no Rio de Janeiro um local com plantão para isso, que no caso seria o aeroporto internacional.

Eu só estou contando isso agora, porque eu tive que contratar uma empresa de transportes para realizar a vinda dele para cá. E aí meus amigos é que o bicho pegou mesmo, porque além de tudo isso tivemos que fazer procurações, consularizar documentos, enviar originais, mas até aí tudo bem, faz parte da burocracia de enviar alguma carga do Brasil para um país estrangeiro.

Resumindo:
Procurei durante horas na internet informações e foi bem difícil achar.
Procurei um modelo de atestado de saúde animal (cães e gatos) e não encontrei.
Procurei informações de pessoas que haviam passado pelo mesmo problema e não encontrei, mas pessoalmente falei com algumas.
Gastei uma fortuna para trazer meu Cãomigo para casa.

A falta de informação é enorme por parte da Infraero, do Vigiagro (que te dá informações desencontradas), pelos despachantes das empresas de transporte, pelas empresas aéreas e pelo site do Ministério da Agricultura, ou então quando tem é confusa e acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Por causa disse estou colocando mais posts com as informações que eu obtive, os links relacionados e modelos dos atestados de saúde animal para consulta.

Espero que ninguém mais passe por isso e que minha reclamação possa ser ouvida.

8 comentários:

Tânia Defensora on 14 de agosto de 2008 às 08:11 disse...

A sua informação acaba de ser lida e processada.
Para isso também serve um blog.
O meu marido se estressou com algumas empresas e vai criar uma coluna de firmas que ele não recomenda.
Se todos nós(blogueiros) fizessemos isso, quem o atendimento ao consumidor melhorassse não?
Beijo grande.

Clarice on 14 de agosto de 2008 às 11:17 disse...

Muito stress para todos e principalmente para o bicho. Melhor deixar na casa de alguém e ligar 3 vezes por semana.
Melhor sorte da próxima vez.
Abraço.

Miranda Priestly on 14 de agosto de 2008 às 11:47 disse...

é um stress mesmo
ja passei por isso!!

Cheers! Fla disse...

NEm me fale, quando nos mudamos dos States para a Inglaterra e tivemos que trazer minha gata foi um Deus nos Acuda!! E olhe, comecamos o processo de colocar chip na gata 6 meses antes (por que a mudanca foi aas pressas, nao sabiamos quando vinhamos, mas sabiamos que vinhamos he, he) e ainda no ultimo minuto, com passagem marcada e tudo mais ainda estavamos correndo de um lado pro outro por causa da gata e isso tudo por que os veterinarios americanos faziam tudo errado e nao liam as regras do governo ingles, pode?

Bom, nao eh soh o Brasil... infelizmente irresponsabilidade estah por todos os lados...

bjs e obrigada por toda essa informacao!!!

Cristiane A. Fetter on 14 de agosto de 2008 às 16:29 disse...

Tânia, isso é o que mais me aborrece, a falta de informações por exatamente aqueles que deveriam fornecê-las e muito bem.
Quando o Oscar estiver com o blog e precisar de informações quanto a este caso é só me avisar.
Beijocas

Cristiane A. Fetter on 14 de agosto de 2008 às 16:33 disse...

Clarice, eu não acho. Meu cachorrinho tem 7 anos e é meu grande parceiro e amigo, seu amor é incondicional.
Eu o escolhi e não o contrário, tenho responsabilidades com ele e a principal é de estar a seu lado, por isso ele ficou os 4 meses comigo no Brasil e não sozinho trancado em casa ou com alguém que ele não conheça direito.
É mais estressante para o bicho achar que foi abandonado e ficar longe de seu dono, por isso quando voltei de férias ele voltaria comigo, não tenho coragem de abandonar esta vida que me é tão dedicada.
Aqui o caso não é sorte é ter empresas e órgãos públicos que trabalhem com competência.
Beijocas

Cristiane A. Fetter on 14 de agosto de 2008 às 16:34 disse...

Oi Dantas, então você sabe como é complicado.
ABraços

Cristiane A. Fetter on 14 de agosto de 2008 às 16:37 disse...

Então Flávia, eu sei que para países europeus o processo é mais complicado, até porque exigem o chip de identificacao, que ainda não é norma por aqui.
Eu até esqueci de comentar que o Conselho Brasileiro de Medicina Veterinária não ajuda em nada, é outro local que deveria ter informação, já que seus membros fazem parte ativa do processo, mas não sabem nem do que estamos falando quando ligamos para lá.
É uma pena que isto aconteça.
Beijocas

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino