Quem menos trabalha carrega pedra


Batento papo com brasileiras que são expatriadas e muitas amigas no Brasil percebi que estão passando por uma situação, que no meu ponto de vista, não deveria estar acontecendo. Estas mulheres, mães, profissionais, donas de casa, blogueiras e muito mais coisas estão sentindo-se sobrecarregadas. Isso não é imaginação não, é fato.

Vamos ver um caso clássico: ela e ele trabalham fora, só que ela sai do trabalho e leva 25 minutos de carro até a creche da filho, de lá leva 35 minutos até chegar em casa. Quando chega em casa começam os vários outros turnos de trabalho: banho no filho, louça para lavar, roupas para a máquina de lavar, dar um jeito na casa, passar um aspirador (e provavelmente isso só onde o padre passa), jantar para fazer, dar comida ao filho, lavar a louça, arrumar o material do filho para a creche no dia seguinte, tomar seu banho, colocar o filho na cama e provavelmente dormir junto com seu filho, afinal de contas depois de tudo isso só desmaiando mesmo.

E onde está o marido? Provavelmente sentado vendo tv ou então dizendo que pode ajudar basta a mulher pedir ou então chega mais tarde que a mulher, obrigando-a a fazer tudo sozinha.

Peraí gente, homem e mulher trabalham muito fora de casa e porque em casa só a mulher assume tudo?. Claro, muitos maridos irão dizer que quando tentam ajudar a mulher reclama, mas então por que não procuram fazer as coisas do jeito certo?. No trabalho ele não é obrigado a fazer tudo direitinho e se fizer errado não terá sua atenção chamada?, em casa é a mesma coisa.

Afinal de contas nos casamos para dividir tudo e quando temos filhos também, já que não os fizemos sozinhas. Os homens por mais modernos que sejam, adoram uma moleza (me desculpem os cuecas de planão).

Isto acontece com o meu marido, com o da minha mãe (que é meu pai) com os das minhas amigas. Eles aceitaram e adoram o fato da mulher sair de casa e trabalhar ajudando assim nas contas da do casal, mas não aceitaram o fato de dividir o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos e isso não é justo. A carga de jornadas triplas e muitas vezes quadruplas recai em cima da mulher, que por ser a fêmea, é mais preocupada, mais ligada, mais atenta, mais cuidadosa.

No meu ponto de vista ajudar não é dividir. Ajudar é fazer alguma coisa temporiariamente. Já dividir é participar de tudo, também é entender que nós mulheres precisamos de um tempo para nós mesmas, porque como o marido não se sente na obrigação de dividir os cuidados com os filhos ele tem mais tempo para ele. É injusto e nós temos que mudar isso.

O mais engraçado é quando estes companheiros dizem não entender a causa da mulher estar sempre chateada, estressada, reclamando e sem disposição para namorar. Vamos colocar na ponta do lápis: a mulher rala fora de casa, aguenta pressão, chefe chato, trabalho excessivo, depois enfrente ônibus, engarrafamento e quando volta para o lar, rala dentro de casa, faz o trabalho físico, ainda ter que estar equilibrada para tratar com os filhos, com a mente cheia de criatividade para cuidar da alimentação, com disposição física para as tarefas domésticas e depois de tudo isso ainda tem que ter energia para ser sensual? eu acho que não.

Não estou desmerecendo o trabalho dos maridos, claro que ficam cansados, mas e as mulheres? Tem que dividir, tem que partilhar, cada um tem a sua cota de responsabilidade em sua casa. É a roupa que ele leva para a lavanderia, é a louça que ele arruma no armário, é o banho que ele dá no filho, é sair do trabalho e pegar o filho no colégio, é ligar dizendo se a mulher precisa de algo do mercado, já que ele está saindo de casa, é limpar o banheiro, sim o homem acha que isso é serviço só de mulher. Coloquem as lembranças para funcionar. Tirando raríssimas exceções, quantos homens vocês conhecem que entram no banheiro para dar aquela geral?

Eu queria saber se na certidão de nascimento de alguma mulher está escrito assim: mulher, branca, filha de Antônio e de Maria, preparada para limpar banheiros durante toda a sua vida. Eu nunca ví. E tem outra, mulher não faz xixi fora do vaso, mas homem sim, então eles devem limpar o banheiro também.

Nós mulheres é que temos que mudar isso, saber dizer não, saber falar: eu estou cansada e esta semana você lava toda a roupa. Nós temos que falar para eles que esta divisão está errada e que precisamos do apoio deles, que para terem suas namoradas de volta precisam investir nisso, precisam dar mais tempo para elas. Precisamos de tempo para fazer as unhas, ir ao cabelereiro, comprar roupas, limpar a pele, ou simplesmente descansar para estar com um semblante descansado e energia para bater papo.

Homens, depois não venham dizer que não foram avisados, pronto falei.

34 comentários:

Elaine on 6 de março de 2009 às 05:24 disse...

Olá!
Cris, eu sempre pensei que caimos numa armadilha; saímos de casa para trabalhar, para auxiliar nas contas achando que a recíproca seria verdadeira mas...Acabamos com uma carga de trabalho insuportável! Quando eu me casei marido alegava que não sabia fazer nada; então vem cá meu bem que eu ensino. Hoje ele faz tudo, menos cozinhar, prefere pedir pronto.Quando eu estou trabalhando tudo aqui é dividido, tudo. Mas foi demorado chegar a esse ponto.
E você está certa quando diz que com tanta coisa para fazer não dá para ser uma diva do sexo. Não mesmo!
Beijo, menina.

anny-linhaozzy on 6 de março de 2009 às 05:49 disse...

Cristiane:
Pensei que pudesse mudar esta ladainha e até que insisti bastante. Uns 22. Fui até paciente.Rs!
Penso que temos que educar nossos filhos para que quebrem esta corrente do mau!
Foi o que fiz. Mostrando aos meus filhos como não agir. Pra não ouvir o que os maridos de hoje ouvem de suas mulheres.
Por exemplo, um texto indignado deste.
Parabéns!
Valeu!
Beijos,
Anny.

MamaNunes on 6 de março de 2009 às 07:17 disse...

Mas tá demorando para as coisas mudarem... incrível!
Porisso é bom saber com quem vamos casar prá não quebrar a cara depois né?
Na semana da mulher, esse texto é bem apropriado.
Grande beijo!!!

Starlight on 6 de março de 2009 às 08:09 disse...

Sapeando pela net encontrei esse seu blog bacanérrimo!!Bem,a respeito do que escreveu eu lhe digo:no momento não trabalho fora mas...já imagino o caos que será quando isso acontecer,pois é isso que pretendo a curto prazo.Precisarei de colaboração aqui,já que em casa todo mundo usa e suja ao mesmo tempo.Por isso,cuidar e manter a casa não é tarefa apenas da esposa,e sim de todos que moram nela.Abração!

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 09:38 disse...

Pois é Elaine, pq precisou demorar tanto uma coisa que deveria ser expontânea?
Quando a gente encontra um "parceiro" e este nome já diz tudo, é para dividir e não ter que fazer acordos.
Nós temos que mudar isso e se eles querem as divas do sexo, que lutem por elas.
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 09:40 disse...

Anny, você disse tudo é um texto indignado. Estou ouvindo e até mesmo vivendo essa situação. Eles reclamam do que que falamos, mas demoram a mudar a situação. Acham que o problema é nosso, quando na realidade a gente sempre está ali ao lado para partilhar.
Indignado mesmo.
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 09:42 disse...

Mama, antes de casar eles não mostram este lado, os pretensos maridos fazem, agem e dizem tudo diferente do que acontece depois de um tempo, depois que vem a acomodação.
Só quando a gente se cansa e põe um basta nisso é que eles percebem que estão pisando em terreno minado.
O nome é companheiro e não colega de quarto.
E nem tinha me dado conta que estamos perto do dia internacional da mulher, porque na realidade este dia são todos aqueles que acordamos e temos que dar um duro danado dentro ou fora de casa.
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 09:44 disse...

Starlight, que bom que você gostou do blog, volte sempre.
Só posso te dizer uma coisa, mesmo que você não trabalhe fora o marido tem que ajudar em casa.
Você não o ajuda economizando o dinheiro que ele ganha? então pq ele nao pode te ajudar com as tarefas domésticas, afinal de contas e como você mesma escreveu, TODO mundo suja e usa a casa, e pq só um organiza e limpa?
Esta divisão não é justa, tem que mudar.
bjks

Roseane, on 6 de março de 2009 às 11:27 disse...

Aqui em casa as tarefas são dividas...benza a Deus, meu marido é maravilhoso. E eu não tenho trabalho remunerado, sou apenas voluntária. Bom findi. Bjks

lucy on 6 de março de 2009 às 12:03 disse...

oiiii
li seu texto e vivi minha situação!! moro em SC e meu maridinho nao me ajuda em nadica!! :( aiii da vontade de chorar... eu tenho que ficar pedindo as coisas pra ele isso cansa!!!

beijos e esta add passa la pra me conhecer

http://www.larnossolar.com/blog

Silvia Masc on 6 de março de 2009 às 13:35 disse...

Cris,

creio que você falou em nome de milhões de mulheres. Aqui em casa, as tarefas são divididas,incluindo meu filho, há momentos em que por força do meu trabalho nem posso cumprir a minha cota,essa semana foi uma situação assim, mas eles colaboraram e não reclamaram. Meu marido tem 50 anos, e por incrível que pareça a minha sogra, ensinou à eles e as irmãs esse tipo atitude de colaboração desde pequenos, na minha casa, eramos em 5 filhos e todos também tinham as suas obrigações, me lembro que teve um momento, que a obrigação do meu irmão, era enxugar os talheres ele é o único homem da turma, e hoje,colabora e muito na divisão de tarefas com a mulher dele. Sempre digo que tanto a minha mãe, como a minha sogra, foram mulheres muito sábias, ao prepararem os filhos para isso.

beijo moça!
As mulheres agradecerão o teu texto.

Silvia Masc on 6 de março de 2009 às 13:38 disse...

Desculpe, postei duplicado... sistema está lento... bjs

Amigao on 6 de março de 2009 às 14:06 disse...

Nenhuma opinião masculina por aqui?
Eu sugiro que contratem uma diarista...hehehehe mas mesmo assim a mulher ainda terá serviço pela frente.
É da natureza!

Beijão do amigão

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 16:06 disse...

Roseane, sabe que muitas das minhas amigas disseram que antes eles partilhavam tudo e derrepente tudo mudou.
Será a acomodação da relação?
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 16:08 disse...

Oi Lucy, pois então, estar sobrecarregada é o problema.
Não temos que fazer tudo sozinhas, se eles quiserem contratem então uma cunhã para isso.
Se queriam governanta contratassem uma, agora fazer a gente de empregada é que não dá, mas você precisa mudar esta situação ein?
Já vou lá conhecer a sua casa.
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 16:16 disse...

Silvia, o que eu não entendo é aqueles homens que antes partilhava e de um momento para o outro pararam com isso e muitos deles pararam quando o primeiro filho apareceu e dão tantos motivos para isso.
Sempre existem as exceções como o seu marido, mas a regra não é esta e isso é terrível.
Eu também educo meu filho para que ele aprenda tudo, inclusive respeitar as mulheres antes de tudo.
bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 16:19 disse...

Ai Airton, não é da natureza feminina ter trabalho, mas sim se preocupar e por causa disso ela assume as tarefas que os homens não fazem, e não digo só lavar, passar e cozinhar, mas cuidar dos filhos, dar o banho, brincar com eles, tirar um dia para passear com o filho e dar mais tempo para a mulher, tantas outras coisas e é este o meu questionamento, partilhar tudo, inclusive as preocupações.
bjks

ps.: para contratar a diarista só se for a Maria Elite, pode ser? rs.

bjks

Cristiane A. Fetter on 6 de março de 2009 às 16:23 disse...

Lucy, não consegui entrar no seu blog, acredito que o endereço está errado.
bjks

Renata Nogueira on 6 de março de 2009 às 19:59 disse...

Cris, vc está certíssima! A parte do banheiro então!! Perfeita!
Bora colocar esses folgados caras de pau pra limpar privada!
Beijão

Cheers! Fla disse...

Oi Cris,

Aqui em casa precisou o Paul ficar em casa tomando conta da Victoria e eu ter que sair para trabalhar para ele comecar a ajudar. Nao estah perfeito, mas para quem nao ajudava em nada agora eu chego em casa e Victoria estah de banho tomado e jantar estah na mesa :-)

bjs

Jhennifer Cavassola on 7 de março de 2009 às 14:04 disse...

Sabe, por conta da gravidez, hoje sou dona de casa. Mas até ano passado eu gerenciava uma empresa e meu esposo me ajudava nas tarefas de casa. Pois os dois trabalhavam. É, tenho sorte, Deus me abençoou mesmo.
Mas realmente não é o que diz a maioria. POis muitas tem esse problema, trabalha fora e em casa. E tudo muito cansativo!
"CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS!" Então não adianta, porque querer ser indenpendete a mulher colocar uma secrataria dentro de casa, só para trabalhar fora. Se os dois estão trabalhando e precisando, é melhor juntar a grana e fazer algo melhor.
Uma amiga minha, trabalha pra receber R$600 reais e está pensando em colocar alguém trabalhando na casa dela pra pagar um salario minimo. Eu me pergunto, pra que? Não é melhor ela educar os filhos dela, cuidar do lá, ao inves de colocar outra pessoa? É ´so pra se sentir melhor, só pra dizer que tem um emprego e que tem uma secretaria no lar? Educação dos filhos em primeiro lugar. É por isso que o mundo esta como esta. Os pai trabalhando na rua, se matando, sem tempo pra educar seus filhos, deixando na mão de pessoas analfabetas.
Discordo plenamente dessa loucura!
Não devemos deixar nossos sonhos pra tras, mas é preciso colocar tudo em uma balança.

Belisssima postagem! Beijos

Cristiane A. Fetter on 7 de março de 2009 às 15:51 disse...

Ai Renata, se fosse só isso seria simples, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 7 de março de 2009 às 15:54 disse...

é isso aí Jhennifer, casais inteligente, unidos e que partilham tudo ficam ricos.
bjks

Cristiane A. Fetter on 7 de março de 2009 às 15:54 disse...

POis é Flávia, pq isso não aconteceu antes? este é o meu questionamento, antes faziam e deixam de fazer ou precisa acontecer algo de drástico para tudo mudar, não é justo.
bjks

Lucia Cintra on 7 de março de 2009 às 16:44 disse...

Eu tenho sorte de ter um marido super parceiro. Nos dois trabalhamos duro, mas sempre dividimos as tarefas de casa. Inclui fazer laundry, supermercado, limpar cozinha, banheiro e etc...

E esse negocio de filhos... e' um dos motivos que nao queremos ter nenhum. Nao quero ter esse tipo de vida, mesmo ele me ajudando em tudo.

bjos

Lola on 8 de março de 2009 às 12:55 disse...

Cris, eu jurava que havia escrito um comentário enorme aqui!!! Vou procurar para onde foi,rsss...
Falei como era "aqui em casa..."
Beijão!

Ana on 8 de março de 2009 às 13:58 disse...

Cristiane, ficou um paradoxo entre esse post aqui e a figura de cima. A figura de cima é uma ilustração do que vc criticou aqui! :-D

Agora, já ouvi de uma das minhas ex sogras - foram mtas as sogras... - que ela trabalhava e cuidava de tudo, que eu tb tinha que fazer isso, que homem gosta de certas coisas na cama e eu tb tinha que fazer.... Só que ela chegava cedo do serviço e assim que pôde, largou até os estudos, pq o marido dava tudo pra ela, segundo o que dizia e não devia ter certos pudores, como eu tinha, pq tive uma educação mto repressora.

Lógico, chegou a uma certa idade e era uma pessoa superfrustrada, cheia de ressentimentos, achava que as mulheres todas tinham que ter a vida que ela tinha. Só que eu adoro estudar, trabalho mto, tenho alguma cultura, já viajei muito, não faço o que não quero e ela tinha uma raiva desgraçada de mim, provavelmente pq não aceitei o jugo dela, nem quis viver a vida dela. Que pena. Já não há vejo há mtos anos, mas a última vez que vi, parecia uma velhinha de setenta e tantos anos...e ela tinha sessenta e poucos!!! :-/

Não preciso nem te dizer que quando me separei do filho dela minha vida mudou muito, e pra infinitamente melhor. A dele tb deve ter mudado pra melhor, pois deve tb ter encontrado alguém com maior flexibilidade - tb não o vejo há anos.

Tamos aqui pra sermos felizes, cada um do seu jeito! E tb pra aguentarmos o tranco com as nossas escolhas!!! :-D

Bjos!

PS: Ô trem longo....

Sonia H. on 8 de março de 2009 às 19:04 disse...

Cris,
Assino embaixo em tudo o que você disse.
Meu marido é mais parceiro - nós dois trabalhamos muito e apesar de termos a ajuda de uma 'secretária do lar' duas vezes na semana, temos algumas tarefas específicas para cada um.
Mas é muito difícil conciliar tudo e ainda ficar sempre light, linda e maravilhosa.
Parabéns pelo post bem verdadeiro!
Beijos,

Cristiane A. Fetter on 9 de março de 2009 às 10:55 disse...

Lucia, graças a Deus que para toda regra existe uma exceção e vice versa, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 9 de março de 2009 às 10:56 disse...

Foi como eu te falei Lola, ele não apareceu, deve ter havido algum problema com o blogger.
bjks

Cristiane A. Fetter on 9 de março de 2009 às 10:59 disse...

Pois é Ana, a idéia era justamente essa, verificar até onde vai a memória de quem comenta aqui e analisar seus comentários, e deu certo viu? rs.
Na vida a gente tem sempre que andar olhando para frente, é a melhor solução, exatamente como você fez e como tantos outros fizeram.
Minha mãe também acha que eu tenho que me acomodar, mas me criou para ser independente, é complicado, mas a gente vai levando.
bjks

Cristiane A. Fetter on 9 de março de 2009 às 11:00 disse...

É isso aí Sonia, é a parceria que traz o equilíbrio.
Um viva para os homens que agem assim.
Viva!
bjks

Geovana on 9 de março de 2009 às 13:46 disse...

Cris, lá em casa, quanto mais eu tarefa eu fazia menos o marido fazia. Chegou ao ponto do que era carinho (preparar um café) virou obrigação. Um dia acordei e disse ACABOU, agora se quiser faça. Me libertei e ele não deixou de me amar por isso. Ainda faço, mas só quando eu quero.

Beijo.

Geovana on 12 de março de 2009 às 08:35 disse...

É Cris... é exatamentamente assim. Ainda tem o agravante do marido se sentir "trocado" pelo filho e usar isso como desculpa para escapulidas fora do casamento, gerando tantos casais separados e com filho.
E tem mais um detalhe: aquele marido em frente à televisão está olhando Ivete, Juliana Paes e Claudinha, que acabou de parir, em forma e dizendo: Tá vendo amor, você fica com preguiça de malhar ou qq coisa parecida.
No final quem sai perdendo é o homem que deixa de ter a mulher linda, meiga e apaixonada que o levou a casar. Enfrenta um divórcio, paga pensão para um filho que não vai acompanhar o crescimento e sai em busca de novo relacionamento cometendo os mesmos erros e mais alguns.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino