1 e pouco, 2 e bom e tres, ou quatro, ou cinco...


A cada vez que eu encontro mães americanas, me impressiono com a capacidade que elas tem de ter e cuidar de tantos filhos. E eles são tidos em escadinha, nada de grandes diferenças de idade.

Minhas observações mostraram qe o padrão inicial para elas é de três crianças. Vamos salientar que estamos falando de famílias que vivem, nos aqui considerados suburbios, onde é mais traquilo, espaçoso de se viver e onde a rende média é alta.

Eu acredito que seja assim por uma séria de motivos, mas os principais são a de se poder trabalhar em casa e a de que o suporte do poder público é grande. Como maior exemplo é o de haver ensino público disponível para todos, independente de que renda você tenha. Se você mora longe da escola, tem o direito da condução escolar gratuita e dependendo da cidade seu filho pode frequentar o jardim de infância e de graça.

Ou seja, o peso financeiro da educação não existe, sem contar que o ensino é de altíssima qualidade. Claro que se a família quiser e puder pagar, pode escolhr uma escola particular. Mas a tradição de donas de casa aqui é muito forte e também os produtos e serviços direcionados a elas.

As cidades organizam cursos, seminários, atividades físicas entre outros, bastando para isso, pagar apenas uma taxa. Existe também a preocupação de que estes cursos aconteçam nos horários em que as crianças estejam estudando. Também fazem cursos de verão, que é quando as crianças tem férias por tempo maior e teoricamente ficariam sem atividades e todos os pais sabem como é complicado ter crianças sem fazer nada dentro de casa.

Outro ponto que facilita ter muitos filhos é o horário de permanência das crianças na escola, normalmente começando as 8 da manhã e terminando as 3 da tarde, e isto começa a partir dos 5 anos de idade. Os pais acompanham a vida escolar dos filhos através da internet, o que também torna tudo mais fácil e rápido.

Mais um ponto interessante é o de que a maioria dos lugares por aqui possuem algum tipo de suporte para receber crianças. Toda academia de ginástica tem uma creche, as concessionárias de carros também, os mercados, as grandes lojas, hospitais, etc., na maioria dos lugares é gratuito e com pessoas especializadas para cuidar dos pequenos. Na academia que estou frequentando agora você pode caminhar na esteira ou fazer um transport observando o seu filho dentro da creche através da tv que está acoplada a estes aparelhos.

Também é bom falar que estas mulheres não tem muito trabalho com a alimentação destes filhos. Primeiro que elas não amamentam por muito tempo os bebes, talvez 1 mês apenas e logo passam para as fórmulas, o que aliás já são orientadas a fazer no hospital, segundo por que compram tudo pronto nos mercados. Eu estive uma vez na casa de uma e ela estava chegando de lá (mercado) e foi tirando das bolsas, vários embalagens com bifes de frango e boi prontos, massas prontas, pure de batata, sopas, bolos prontos, molhos para macarrão em embalagens de vidros e as saladas já lavadas e cortadas prontas no saquinho, os legumes congelados em embalagens prontos para ir ao micro-ondas, ou seja, em 15 minutos tem-se uma refeição pronta, mas com certeza não é saudável.

Elas também são rígidas com relação ao horários das crianças. Eu até hoje nunca fui a um restaurante após as 19 horas e encontrei crianças com menos de 8 anos por lá. Nada disso, aqui eles tem que dormir cedo para os pais poderem ter um pouco de tempo para eles. Normalmente fazem a ultima refeição por volta das 17:30 - 18:30 e no máximo as 8 já estão na cama. Por isso quando eu chego com meu filho, somos olhados como ETs que acabaram de pousar no planeta terra.

Mas mesmo com tudo isso eu fico impressionada quando vejo as mulheres entrarem em algum lugar com 1 criança de 4 anos, outra de 2,5 e um bebe no carrinho, sozinha, equilibrando bolsas, bandejas e outras coisas, e perceber que sou a única com 1 filho apenas por alí.

E por enquanto este número está muito bom para mim, afinal de contas sou brasileira.

36 comentários:

B. on 29 de março de 2009 às 20:54 disse...

Tenho MSN sim!
Vou mandar separado se voce nao se importar poderia apaga-lo depois?
É pra que qualquer pessoa não possa ver sabe...
Beijos.

Cristiane A. Fetter on 29 de março de 2009 às 21:03 disse...

ok, deixa comigo

B. on 29 de março de 2009 às 22:03 disse...

Obrigada!
Mas como eu acho que vai demorar para nos encontrarmos ON, queria dizer sobre o Template que eu gostaria que os Gadget ficassem todos ao lado...
Ah e como eu faço pra beixar ele?
Eu não entendo nada do assunto :(

Beeeijos.

Beth/Lilás on 30 de março de 2009 às 04:00 disse...

Bom Dia, Cris!
Também observo isso quando vejo os reallity shows daí. As famílias americanas estão cada vez mais numerosas e às vezes sem controle, haja vista aquele programa da Super Nanny.
Talvez, agora, com a crise venham a repensar tudo isso, né.

Bem, estamos indo para aí. Deseje-me uma boa viagem e ... adivinha quem irá comigo também?

beijinhos cariocas

Elaine on 30 de março de 2009 às 04:29 disse...

Olá!
Cris, já pensou esses benefícios no Brasil?
Vejo dois lados: Bom, pois todos merecemos mais dignidade e o poder público no Brasil é muito ineficaz. Mas já pensou em como se agravaria a densidade demográfica? E sem tocar em outros problemas, como desemprego e moradia, seria talvez um caos!
Mas tenho certeza que as que já são mães não concordarão comigo, né?
Beijos...Boa semana.

teu on 30 de março de 2009 às 05:30 disse...

AFF, se o Brasil fosse assim, não seria Brasil, rsrss.
seu blog esta ótimo, parabéns, bjus.

Rosangela on 30 de março de 2009 às 05:42 disse...

Passando pra deixar um abraço. rs

:)

Starlight on 30 de março de 2009 às 06:09 disse...

Para mim também,uma filhotinha só tá bom já que sou brasileira,he,he!!A verdade é que por aqui,não temos a mesma estrutura que se tem aí Cris,principalmente na parte da educação,o que dificulta um pouco ter mais filhos,rs.Ótimo post!!=]

Renata Nogueira on 30 de março de 2009 às 08:54 disse...

Como nossa realidade aqui no Brasil é outra, optei por ter apenas um filho. E olha que ainda assim,não é fácil! Beijão

Flávia e Kbça on 30 de março de 2009 às 09:09 disse...

então. impressionado fico eu. que estou planejando (junto com a flávia é claro) um filho para ano que vem e até agora não chegamos a conclusão se dá ou não devido ao din din!!
e passo pelos suburbios daqui e vejo mães com 3,4 e mais um na barriga, sem esses beneficios todos que citou!

cat on 30 de março de 2009 às 11:43 disse...

Oiii,

Sou a Herica,que deixei um comentario no post anterior,nao sei se vc viu,mas de qualquer maneira deixo meu e-mail herica_ayling@hotmail.com,assim poderemos entrar em contato,ne.Quanto as americanas ter muitos filhos,eu fico boba,a comecar pelas minhas cunhadas,2 tem 6 criancas,outras 4 tem 4 criancas sem contar com meus cunhados que tb tem muitos filhos,mas como eu sou brasileira e por enquanto nao tenho baby,mas tb quero so 1.
bjos

Alexsandra Moreira on 30 de março de 2009 às 13:11 disse...

Eu tenho dois Cris e dá um trabalho ensinar, cuidar, participar, pagar contas... é cansativo.

bjs

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:08 disse...

B., precisamos nos falar por msn para eu poder te ensinar.
bjks

Ana on 30 de março de 2009 às 14:09 disse...

Cristiane, criança aí é caro e MUITO CARO, que o diga minha tia de Chicago. Não há saúde pública, não há licença maternidade garantida pelo governo, nem faculdade pública e não achei as escolas boas não.

Não sei se é pq fui do Pedro II, mas os livros do meu primo estavam anos luz atrás dos meus, além do conhecimento de mundo dele ser bem pequeno. Pior era quando a gente conversava: ele não conhecia coisa alguma de política internacional. Eu tinha 18 anos e dava de pau nele!

As boas faculdades são caras e pra entrar é caótico, que o diga um ex namorado fazendo doutorado no MIT. Não acho fácil ter filho aí não. On the contrary!

beijos

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:10 disse...

Beth, mas elas já são grandes a tempos, rs.
Desejo uma excelente viagem, que tudo ocorra tranquilo, não esqueça de trazer um casaquinho, pois para carioca aqui está fazendo muito frio e não tenho a mínima idéia de quem está viajando com você, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:15 disse...

Elaine, é por isso que me espanto aqui, pq além de tudo a distribuição de renda é bem melhor equilibrada, e adoraria que isso acontecesse no Brasil.
Aqui também existe um sistema de rodovias e ferrovias que funcionam muito bem, ou seja, você não precisa viver apinhado nos grandes centros, podendo por isso morar nos suburbios, pois não terá problemas para chegar ao seu local de trabalho.
Ou seja, tudo conspira a favor.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:16 disse...

Oi Mateus, é batalhando por um Brasil melhor que ele vai chegar em um bom nível.
Obrigada por me visitar.
Abraços

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:17 disse...

Oi Ro, obrigada pelo abraço, bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:18 disse...

Oi Star, eu até gostaria de ter outro, mas como não tenho um pensamento americano, isso para mim ficaria impossível.
Obrigada.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:19 disse...

Renata é bem diferente e eu gostaria de levar algumas coisas que funcionam por aqui para o meu Brasil brasileiro, mas...
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:20 disse...

Kbça, o que falta no Brasil é mais educação. Aqui o povo tem mais filhos porque pode, aí tem porque é ignorante.
Pense bem e planeje muito, nada muda tanto a vida de um casal quanto ter um filho.
bjks

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 14:25 disse...

Ana, talvez você não tenha lido o texto com atenção, lá eu digo que estamos falando de uma camada da população que tem uma rende média alta, ou seja, eles podem pagar por tudo o que você falou.
Também gostaria de saber se você conhece o sistema de ensino de New Jersey e é claro que excelentes faculdades existem em qualquer lugar, mas aqui todos tem direito ao acesso a elas, é só se esforçar para isso e a base o poder público dá.
Dentro deste contexto eu fico impressionada sim com a quantidade de filhos que as mulheres tem, já que sua realidade é diferente da classe média carioca por exemplo.
Não conheço a realidade de Chicago e nem posso falar dela, mas esta questão do seu primo isto aconteceu quando, a 20 anos atrás? Será que talvez ele não se interessasse em conhecer mais sobre o mundo?
Pq até no Pedro II se você não correr atrás fica desenformado não é? ou seja é assim em qualquer escola do mundo.
bjks

carinaschirrmann on 30 de março de 2009 às 20:08 disse...

Que post legal, Cris!
Eu participo de várias comunidades de scrap e a maioria são americanas, canadenses ou européias.
E acho que eu tb sou a única que só tem um filho! A maioria tem três, e é assim mesmo em escadinha, rsrs
Eu adoro ler as impressões de uma brasileira, assim a gente não fica somete com aquela visão de filmes, seriados, etc...

Beijão querida!!!

Cristiane A. Fetter on 30 de março de 2009 às 20:42 disse...

Carinaaaaaaaaaaaaaaaa, é engraçado isso né?
Os blogs de donas de casa americanas que eu visito sempre tem a foto dela com os 3 ou 4 filhos em volta, eu ficaria louca, rs.
Os filmes mostram o lado bonito, como eu falei a alimentação não é uma coisa importante para elas.
bjks

Georgia on 31 de março de 2009 às 04:20 disse...

Cris, ótimo texto. Por aqui em relacao à escola é a mesma coisa. Mas fica-se até às 16 hs para os pais que trabalham fora. As outras criancas saem da escola ás 13:20 e a Vivi do Jardim às 12:30, podia ficar mais tempo, mas eu quero educá-la. O Daniel está indo em agosto para o ginásio e ai passará a Sair às 16 hs, vai ser puxado para ele. Mas no restante é tudo igual em relacao aos cursos e comidas prontas.
Tantos filhos os alemaes nao têm. Sao dois no máximo e os que fogem a essa regra já sao olhados de banda de olho e as pessoas comentam que é falta de educacao ter tantos filhos. ahahhahhaha, eu e vc somos educadas, ahahhahahahha!

Bjus

Ana on 31 de março de 2009 às 09:23 disse...

Pode ser, eu sempre fui curiosa, mas o colégio alimentava isso, éramos politicamente engajados, outros tempos talvez.

Foi há mais ou menos 15 anos atrás. Em Jersey não sei como é, daí conheço mal e porcamente NY e o sistema da UCLA e Berk - apaixonantes por sinal.Ah, e tenho um ex namorado fazendo PHd no MIT que diz que tem mais estrangeiro que americano lá - sujeito que, por sinal, me deve um autógrafo no Nash ate hj....

Não te entendi mesmo, então. Falei de sistema público pq sei que a intervenção estatal aí é mínima, especialmente no que tange os serviços públicos e ensino público superior. Penso que aí o pessoal pensa que tem dinheiro, pq na hora que passa uma onda - como tá passando aí - é gente perdendo casa, carro, faculdade, o caramba a 4.:/

Foi mal, acontece. Pra quem passou no teu teste - lembra, dos posts contraditórios - tou perdoada? ;)

Abs

Evellyn disse...

Haja coragem! Já pensei em ter 3 filhos, mas atualmente me realizarei com apenas 2. Mesmo com tantas mordomias que são oferecidas por aí, a carga de trabalho da mulher é enorme!!!
Beijos

anny-linhaozzy on 31 de março de 2009 às 12:01 disse...

Cristiane:
Tive dois filhos e está de bom tamanho.
Que falta de assunto ter tanto filho, hem? Melhor fariam se cuidassem da alimentação em vez de ter tantos filhos. Certo? Porque isto é investir em tempo, criatividade e saúde. Vai entender ser humano.
Muito bom o seu texto. Parabéns!
Beijos.
Anny.

Silvia Masc on 31 de março de 2009 às 14:31 disse...

Aqui pensando no que escrever, entendo que se há possibilidade de criá-los bem, não vejo pq. não tê-los, conheço aqui no Brasil, famílias de muitos filhos e todos eles muito bem formados. No Brasil, apenas com bolsas leite, família eles já tem tantos.... seria um caos demográfico e de crianças carentes, como já é.
Venho de uma família de 05 irmãos, gostaria de ter tido mais filhos, mas entendi que seria complicado.

Anny, ter muitos filhos não é falta de assunto, é falta de pílula ou camisinha...rsrsrs

ótimo o texto.
beijos

bellavida on 31 de março de 2009 às 18:07 disse...

Oi Cris, acho que há um fator religioso aí, não? É tão raro eu conhecer uma família americana que não frequente uma igreja. Ainda bem que nunca me perguntam porque eu não frequento nenhuma.

Com raras exceções eu só a única com um filho só na escola que Filhote frequenta...

Mesmo com essas "facilidades" todas, acho que 1 número bem grande de mulheres aqui não acha tempo pra si mesma. Ou não ligam pra isso... A vida revolva ínica e exclusivamnete ao redor dos filhos. Acho que um equilibrio é sempre bom : )

bjs

Cristiane A. Fetter on 1 de abril de 2009 às 05:26 disse...

Pois é Georgia, a Europa está bem mais conciente para isso não é?
Quer dizer então que somos educadas? eu diria que temos é a cabeça no lugar, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 1 de abril de 2009 às 05:28 disse...

Evellyn e Bia, é por isso que me espanto. Mesmo com tudo isso eu não teria 3 ou 4 filhos. Nós brasileiras pensamos e agimos de forma diferente, tanto que os latinos por aqui tem esta mesma quantidade de filhos para poderem se adaptar a realidade americana.
No way, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 1 de abril de 2009 às 05:29 disse...

Anny, eu concordo com você, mas não posso ir contra a cultura do país que me recebeu tao bem, deixe-os ter um bando de filhos.
O meu chega de banho tomado e limpinho ao colégio, recebe boa alimentação, pode brincar e podemos viajar todo ano.
Já os outros..., bem deixa para lá.
bjks

Cristiane A. Fetter on 1 de abril de 2009 às 05:31 disse...

Silvia, por isso estou falando de uma camada da população que tem educação, na maioria de nível superior, são empresários, ou bem empregados, uma classe média alta.
É cultural, eles tem muitos filhos e ponto, ninguém quer ficar atrás dos amigos, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 1 de abril de 2009 às 05:34 disse...

Bella, eu vivo em uma área onde a comunidade católica é grande, mas não abrange nem 30% da população, a maioria por aqui não frequenta uma igreja, apesar de dizerem que pertencem a determinada igreja, principalmente os mais jovens.
Não acredito que no caso que citei seja por causa da religião, é cultural mesmo, eles se casam já planejando começar a vida com 3 filhos e quanto mais cedo melhor. Eu demorei 11 anos para ter o primeiro e acho que foi uma ótima escolha, estava mais madura, já tinha vivido um monte de coisas que com um filho pequeno seria difícil.
bjks

Mamãe on 1 de abril de 2009 às 20:54 disse...

Cris, eu também sou brasileira, mas se aqui tivesse essas facilidades na área de educação e moradia com certeza eu teria uns 5... rs rs.
Mas infelizmente a luta é árdua e se com dois está difícil imagina com mais??
Quem sabe depois que eu mudar pro interior eu não tenho os meus cinco filhos rs rs.
Quero te oferecer o Selo Grandes atitudes.
Ahh gostei dos temas do blog é legal vir aqui e sempre encontrar cara nova!!
Bjks

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino