Inversão de critérios


Eu nunca pensei que meus critérios mudassem tanto, e coisas ao simples me fizessem ter reações tão diferentes e impressionantes, pelo menos para mim.

Estou sempre reclamando do tempo por aqui. O inverno este ano está sendo muito rigoroso, nevou muito, ficou muito frio, ficamos muito doentes aqui em casa, já que no inverno os vírus fazem a festa, tendo em vista que todo mundo fica mais trancado em casa. Ficamos mais deprimidos também. Quase não vemos outras pessoas, todo mundo se esconde, não dá vontade de sair, porque se estiver doente o frio só piora as coisas.

O frio não é controlável como o calor, ou pelo menos não é suportável. Em um dia quente, você pode ir para uma sombra, tomar um picolé ou algo bem gelado, tomar um banho, colocar uma roupa fresquinha, ou ficar embaixo de um ventilador, ou até mesmo ir para um ambiente com ar-condicionado e o calor está contornado.

E o frio? se você sair de casa e ficar na rua, não tem como se abrigar em um lugar quente, mesmo que tome um chocolate ou café bem quente o frio não vai embora, você sente dor nas extremidades do corpo e na cabeça. Se você for para sua casa não vai ter vontade de tomar um banho quente porque sabe que quando sair do banho vai sentir muito frio até colocar uma roupa e seu corpo se aquecer. Eu tenho a sensação que a alma fica fria.

E namorar? no calor você fica mais sensual, usar roupas leves, se expõem, tem vontade de tocar outras pessoas de socializar, mas no frio você só tem vontade de se esconder, tudo é gelado (por mais aquecimento que sua casa tenha), você não sociabiliza, não sai da concha.

Contei tudo isso porque a umas duas semanas as temperaturas vem subindo por aqui (a primavera deve começar na terceira semana de março), na semana passada chegou a 16 graus positivos, o que para muito carioca é um frio danado, hoje para mim já é um dia para usar bermuda e camiseta. E em um desses dias "quentes" eu estava olhando pela janela da minha cozinha e vi uma nuvem de insetos e quando me dei conta estava chorando e pulando de alegria.

Muitos perguntarão: Por que esta maluca acha isso tão emocionante?

Porque isso quer dizer que a primavera está chegando. Alguns insetos só se reproduzem quando existe calor suficiente para isso. E se há insetos é porque a temperatura está subindo. Se ela sobe as plantas começarão a ter brotos, que irão virar folhas e que terão flores e tudo voltará a ficar colorido de novo, sem a cor marrom característica do inverno. Teremos dias mais claros, as pessoas voltarão as ruas, poderemos passear de bicicleta, frequentar os parques públicos, sair de casa sem ter medo de pegar um grande resfriado ou escorregar no gelo, fazer churrasco, viver mais fora de casa.

Ou seja, eu nunca pensei que na minha vida fosse achar 16 graus um calorão e que uma nuvem de insetos fosse me deixar tão feliz. É realmente os critérios mudam.



33 comentários:

Lola on 9 de março de 2009 às 20:13 disse...

Oh! minha linda,
Dá até peninha de você, aqui você estava tão à vontade!!!

"E em um desses dias "quentes" eu estava olhando pela janela da minha cozinha e vi uma nuvem de insetos e quando me dei conta estava chorando e pulando de alegria."

Fiquei imaginando você aqui quando li isso. :) Lembrei da sua espontâneidade e do seu jeito de criança que às vezes manda a brigona por seus direitos embora e parece uma criança enorme quando gosta de algo... Tão pouco tempo juntas e deu para "sentir" como você é... Deu saudades, sua chata!!! :)

Tomara que a neve vá embora logo...
Beijão.

Toni D'Agostinho on 9 de março de 2009 às 20:43 disse...

Olá.
Fiquei muito contente com a sua visita. Também gostei muito do seu texto e já virei seu leitor.
Continue acompanhando A Caricatura.
Beijo.

Georgia on 10 de março de 2009 às 01:10 disse...

Cris, você está falando de mim. Menina, nao suporto mais os dias cinzentos, a chuva, o vento e o frio.
A cada ano sempre acho que o inverno está mais longo. Mas acho que somos nós que nao suportamos mais tudo isso. Paga-se um preco alto viver fora do nosso país. Sentimos falta do sol, da vida, do bom humor brasileiro.

Por aqui até os alemaes dizem que já nao agüentam mais. Me perguntam como eu posso suportar...tb nao sei, é o que respondo a eles. Foi a vida que decidi ter, nao?

Um beijo grande

batatabelga on 10 de março de 2009 às 05:10 disse...

Essa tal de primavera só não dá as caras por aqui!!! Só pode!!!
Sei que vou me arrepender, mas estou com saudades das mosquinhas de frutas tb hehehehe

beijos

Alexsandra Moreira on 10 de março de 2009 às 05:44 disse...

Eu imagino como vc se sente Cris, aqui no trabalho o ar condicionado anda tão frio que eu acabo ficando de mal humor e sobra grosseria para todos.rsrsrsrs (ainda bem que eles já sabem e me dão um desconto)

Ainda bem que já esta passando não é?

bjão

Amigao on 10 de março de 2009 às 07:51 disse...

16 graus?? Melhor usar protetor.Aqui está um calor insuportável todo mundo reclamando acho que vem chuva.

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:40 disse...

Lola, graças a Deus a neve prevista para esta semana já virou chuva.
E as temperaturas estão em torno de 5 graus positivos, urruuuuu, rs.
bjks

Jhennifer Cavassola on 10 de março de 2009 às 08:41 disse...

Sabe, me deu foi vontade de ir pra ir. Aqui tava um calor infernal essa semana! Meu Deus! Não gosto de jeito nenhum. Prefiro frio, sempre gostei.
Não sei se é porque sou baiana e lá sempre faz calor. Mas agora morando no Mato Grosso e aqui é bem quente, e nem ao menos tem uma praia, um rio gostoso como o Rio São Francisco.
Ah sei não viu... prefiro o frio, chuva, ficar em casa.

Quanto as reclamações, quando estamos em um lugar diferente, sempre reclamamos muito, é super normal! Passei por isso e continuo passando!

Mas que venha o verão pra ti! :)

Passou a reportagem da criança que ta no Brasil e o pai dele tai. Lembrei da sua matéria! Fico indignada, com certeza a criança tem que ficar com o pai. Só esses brasileiros hipocritas mesmo, aff

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:43 disse...

Toni, eu realmente gostei muito do seu blog, como eu disse lá, virei freguesa.
bjks

Jhennifer Cavassola on 10 de março de 2009 às 08:45 disse...

Ah, lendo seu perfil agora, vi minhas loucuras tbm.
Larguei amigos, familiares, trabalho pra morar no Mato Grosso. Alias, primeiro vim conhecer meu marido, pois a gente conversava por internet. A cultura aqui é muito diferente da Bahia, as pessoas, a comida, o clima, afff.
Sempre foi maluca e me sinto feliz assim!

Certa vez criei um texto e coloquei na internet, hoje esse texto rola sem ser com meu nome. POis na epoca eu tinha uma blog e não ligava em colocar meu nome no final. Dai tem uma frase que diz assim:
"Ser normal pode ser conveniente, mas se louca é ser muito mais feliz!"
Vale pra vc. Beijos

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:51 disse...

Oi Georgia, que bom ter você aqui.
Eu falo isso para o meu marido. Não sou só eu que tenho este sentimento, outros brasileiros pelo mundo também. Ele não se incomoda muito, tendo em vista que desde os 13 anos ele viveu fora do Brasil, com esta idade ele foi para a, adivinha? Alemanha.
Mas aque na área que eu moro, o inverno realmente foi mais rigoroso. Conversei no domingo com moradores daqui a 47 anos e eles confirmaram isso.
Já estes meus vizinhos não reclamam do frio, aliás até tem uma casa em um local de esqui em up New York, até nos convidaram para ir lá, mas eu pirei: como é que é? sair de um lugar frio para um lugar mais frio ainda para esquiar? fala sério, rs.
Eu também decidi vir para cá, mas não achei que fosse tão frio e tão insuportável e tão triste e tão, e tão, e tão...
Volte sempre viu.
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:54 disse...

Fernanda, ela vai chegar, só que você mora na Bélgica e a prima Vera (rs) precisa pegar mais um avião até aí.
Pois é, quando em sua vida você achava que iria sentir falta de mosquinhas de frutas?
É muita doideira.
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:55 disse...

Ale, se você fica de mal humor com o ar condicionado, imagine como a gente fica com o clima aqui.
Teve um dia que saímos para almoçar, mas não rolou. Achei tudo ruim, mas era por causa do frio.
Terrível e caro, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 08:57 disse...

Airton, está vendo, quando 16 graus seria considerado quente? para mim, carioca, era um frio de rachar e aqui eu acho ótimo, saio de camiseta, até suo.
Nosso corpo faz "de um tudo" para se adaptar a esta mudança louca.
Estou sabendo deste calor, mas sinceramente eu preferiria estar aí.
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 09:00 disse...

Jhennifer, reclamar é normal.
Agora imagina que durante 5 ou 6 meses por ano você fica mais preso na sua casa do que na rua.
Imagine que durante este tempo você não faça atividades externas, que seu filho quer sair mas você fica com medo dele ficar doente e que mesmo não saindo todo mundo na casa fica doente?
Que quase não tem sol, os dias são na maioria cinzas?
É muito triste, tenho certeza que em 3 meses nesta situação você iria querer voltar para Mato Grosso, rs.

Eu também ví a reportagem no Fantástico ( eu tenho globo internacional aqui), continuo achando que a influencia do sobrenome do padrasto está fazendo a diferença, mas com a participação diplomática isto vai mudar.
bjks

Renata Nogueira on 10 de março de 2009 às 09:11 disse...

Pois é Cris! As coisas mudam...
Eu, que amo verão, praia e sol, não vejo a hora desse calor insuportável que tem feito aqui pelo Brasil, dar uma amenizada. Quem diria?!
Dá uma passada lá no meu blog!
Beijão, Re

Anny on 10 de março de 2009 às 15:23 disse...

Cristiane:
Pois é. E como as coisas mudam. As perspectivas e ações mudam de acordo com as fases e caontecimentos das nossas vidas. Quando eu morava em Minas(Viçosa) sentia muito frio e detestava sentir frio. Passei muitos anos na Bahia e fui morar em BH que é frio também. Foi só pra confirmar. Meu negócio é o calor. Pnto final.

Silvia Masc on 10 de março de 2009 às 17:17 disse...

Hoje fiz um post no Longevidade, que começa assim:" A felicidade não é feita de coisas gigantescas, mas de pequenos cuidados com você. Não vá dormir sem ter vivido alguns minutos de prazer ao longo do dia. Uma musica suave, um banho bem gostoso. Você tem de viver algo que valha a pena em 24 horas", e até pular de alegria com uma nuvem de insetos...
beijinho

Lucia Cintra on 10 de março de 2009 às 18:03 disse...

Eu tb me sinto contente quando aqui faz uns 15C. Sei bem o que esta dizendo, pois sendo carioca, tb nunca imaginaria que estaria confortavel com uma temperatura dessas.

Agora pergunta pra voce: Pq nao aumenta o aquecimento da sua casa se fica com tanto frio assim? Nao importa a temperatura la fora, dentro da nossa casa e' sempre confortavel. Quem dera se pudesse ficar hibernando e nao tivesse que sair de casa nesse inverno rigoroso. bjos

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 18:13 disse...

Renata, tudo muda não é mesmo.
Já passei na sua casa e já peguei meu presente, adorei viu?
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 18:14 disse...

Ai Anny o meu também é o calor e é isso que dói, pois o frio ainda não terminou e em outubro começa de novo, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 18:15 disse...

Pois é Lucia, ser carioca é fogo.
Mas eu te respondo com uma pergunta, por mais alto que esteja o acontecimento da sua casa o seu banho não é sempre mais quente? e o aquecimento também não funciona o tempo inteiro, ele funciona com sensores ou seja nem sempre o aquecimento está funcionando quando voce toma banho não é?

É por isso que a gente sempre sente frio quando termina de tomar banho, rs.

bjks

Cristiane A. Fetter on 10 de março de 2009 às 18:15 disse...

Silvia, eu também acho que a vida é feita de pequenas alegrias, como esta, eu só não gosto da motivação dela, rs.
bjks

Beth/Lilás on 10 de março de 2009 às 20:26 disse...

Tadinha dessa carioquinha!!!!!
Deu até prá sentir esse frio danado, mesmo com o ventilador ligado nas minhas pernas. haha
Mas Deus é tão bom e perfeito que, quando a gente pensa que não vai mais aguentar tal situação, Ele manda uma outra estação. E a coisa toda muda, como é o caso da primavera chegando por aí agora.
E euzinha aqui doida para sentir o friozinho da montanha gelada que eu amo tanto, Petrópolis!
beijos quentíssimos cariocas

batatabelga on 11 de março de 2009 às 05:27 disse...

Vou comentar seu comentário lá no Batata.
Eu acho que é exatamente o que vc falou e acho que esse é um dos grandes problemas daqui e pelo visto dos EUA tb. Os pais aprenderam a cobrar tanto da escola no nível de instrução escolar que, meio que por um processo natural, decidiram colocar a formação da personalidade da criança completamente nas mãos das escolas. Muitos passaram a responsabilidade de criar um filho, para a escola.
Eu sei que o nível da educação aqui é superior (a Bélgica é a número 2 no ranking mundial, perdendo para o Japão), mas o povo insiste em achar que o lado social não conta!!!
A família do Mick inteira vive para elogiar uma priminha pela inteligência dela aos 6 anos, mas essa mesma menininha respondeu à minha cunhada alguns dias atrás que a bebê dela era tão fraquinha ainda que com um bom soco morreria (a minha sobrinha -a bebê- tem 6 meses).
No lugar dos pais dessa menina (o pai é primo do Mick), esse tipo de comentário me assustaria tanto que eu não ficaria jogando louros pq ela é boa em matemática!! Mas pelo visto, isso não importa.
...
Por isso um dia eu quero voltar para o BR sim!

PAUL CONSTANTINIDES on 11 de março de 2009 às 07:18 disse...

Cris
Estava certíssimo o filósofo que falou : Cada um dança conforme a chuva…KKKKKK
Eu entendo bem a sua alegria.
Comigo aconteceu algo semelhante nestes ultimos dias em decorrência , tbm, do fim de uma fria que nos assolou aqui por um mês. Numa madrugada recente qdo sai para fotografar e vi um bando de garças ciscando o bico num gramado perto de casa, na hora dei um sorriso, esta chegando o calor.
Vivemos aqui entre os 90-70 quase q o ano inteiro, e frio para nós fica sendo 40-20.
Tudo é realmente circunstancial.
Mas o mais imporante é isto aqui q vc passa no seu texto, a alegria de viver.
Abs
Paul

Rita de Cassia on 11 de março de 2009 às 09:46 disse...

Querida, nessa temperatura eu estaria CONGELADA! Por aqui o frio é mínimo (dizem!) e eu durmo de inverno a verão de meias. Jamais iria tomar um só banho nessa terra. Quanto aos insetos ... aqui sempre que chove depois de uma longa estiagem tem casamento de cupim. Então, como você sabe, "moro numa área rural" e insetos me fazem uma perseguição impressionante. Na época das chuvas (Não temos inverno, só chuvas) eles veem morar conosco, dividir nossa casa e é um tal de dormir debaixo do musquiteiro e acordar com as paredes com os que não suportaram bem a noite. Tem limpação de paredes todos os dias. Ah! Pintar as paredes de amarelo-cajú parece que ajuda um pouco. Qdo. terminar as chuvas te conto.
Ficque bem com esse friiiiiiiio .

bj bj bj

Cristiane A. Fetter on 11 de março de 2009 às 17:12 disse...

Jhennifer, a respeito do que você falou do meu perfil e da frase que você deixou:
"Ser normal pode ser conveniente, mas ser louca é ser muito mais feliz!"
por isso esse é o nome do blog TO DOIDA. Para mim é uma loucura deixar tudo e vir para um lugar tão diferente, você que se mudou de Estado sente isso, imagine eu, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 11 de março de 2009 às 17:14 disse...

Beth, esta carioca aqui está doida para ficar no calor, rs.
bjks

Cristiane A. Fetter on 11 de março de 2009 às 17:15 disse...

Fernanda é um absurdo em cima do outro, fico chocada com estas coisas. Para mim isto é terceirizar a educação da criança.
Vou lá ver a resposta.
bjks

Cristiane A. Fetter on 11 de março de 2009 às 17:17 disse...

Paul, se pelo menos só chovesse no inverno, rs.
Pelo menos voce ficou feliz com um bicho bonitinho, eu com insetos, argh!
Comecei uma campanha com o marido, ela se chama, Faça a Cristiane Feliz, mude-se para a Flórida, rs.
Vamos ver se vai dar certo.
bjks

Cristiane A. Fetter on 11 de março de 2009 às 17:19 disse...

Rita, o povo aqui é meio neurótico com insetos e não lhes tiro a razão. O Estado de New Jersey tem o apalido de ESTADO JARDIM, pq ele é muito verde.
Então imagine, onde tem muita árvore, e muitos rios e lagos, tem muitos insetos e quando chega a primavera os bichos endoidecem e invadem as casas, então o povo daqui coloca proteções nas janelas e nas portas para eles não entrarem.
Até eu já aderi as janelas/telas.
bjks

Renata on 13 de março de 2009 às 19:56 disse...

Pois é Cris, outro dia mesmo no twitter reclamávamos - vc do frio e eu do calor. Pra gente ver que tudo na vida é relativo.
Sem dúvida o frio extremo castiga, mas esse calor, querida, não fica atrás. Embora seja verdade que no verão somos mais alegres, mais expansivos, enquanto no inverno ficamos mais introspectivos e naturalmente, como vc mesma comentou, até deprimidos, essa pulsação das estações faz parte da vida e tem grand einfluência na gente, mesmo aqui no Brasil, onde não temos estações tão marcantes. Essa alegria com a nuvem de insetos e as plantas que começarão a brotar não é por acaso, simplesmente pq não é apenas algo externo. Vc tb internamente está fazendo esse movimento de sair da introspecção do inverno! Que venha a primavera na sua vida tb, pra que depois venha o verão e depois o outono, e assim por diante.
Beijo
Re

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
 

A Doida e seus botoes

Add to Technorati Favorites
..........
Hihera.com
..........
..........
BlogBlogs
..........

..........

Digg!

To nas nuvens

Followers

Term of Use

Campanha

A Doida usa cinta

Gentileza Gera Gentileza

Os temas da Doida

To Visitando

Blogger'S Phera

EnDoide-se via e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Numeros da Doida

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

TO DOIDATESTE Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino